Obras - Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022

Arapoti apresenta demandas ao secretário de Estado de Segurança Pública

O vice-prefeito Potinho, acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores Edilson Corsini e o vereador Maicon Pot, participou da 1ª reunião ordinária de 2022 da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), realizada nesta quarta-feira (26) em Piraí do Sul.

A reunião contou com a presença do secretário de estado de Segurança Pública, o tenente Rômulo Marinho Soares. Oportunidade que foi aproveitada pelos representantes de Arapoti para apresentar reivindicações visando a melhoria da segurança em nossa cidade. Também foi entregue um abaixo assinado feito pela Igreja Evangélica Reformada de Arapoti, requisitando mais segurança pública para a cidade e a zona rural.

Mais sobre a reunião - Após a apresentação da Secretaria sobre as ações já realizadas e previsão de atividades para os próximos meses, os gestores municipais da AMCG abordaram as principais demandas dos municípios. A princípio, ao menos duas com a sinalização de efetivação por parte do Estado. Tanto os municípios de Castro quanto o de Reserva vão deixar de receber detentos ainda este ano. ?Com a inauguração da nova unidade penitenciária em Ponta Grossa, no mês de abril, conseguimos desativar tanto a Cadeia de Reserva, quanto a Delegacia de Castro, que conta com detentos?, garantiu o secretário estadual de Segurança Pública, o tenente Romulo Marinho Soares.

Além destas solicitações pontuais, os gestores ressaltaram os principais gargalos da região em relação à Segurança Pública. Todas as questões farão parte de um documento que será entregue à Secretaria pela AMCG nos próximos dias. A falta de efetivo, viaturas e infra-estrutura nos municípios, principalmente nos menores, foram levantadas.

Entregas - Entre as ações já realizadas, a equipe da Secretaria de Segurança Pública do Estado citou o novo quartel do Corpo de Bombeiros de Jaguariaíva. O investimento foi de R$ 1.242.594,73 e o local já está em funcionamento. As obras da Cadeia Pública de Ponta Grossa também foram destaque. Elas seguem para a reta de finalização, com 85% concluídas. O local vai disponibilizar 752 novas vagas para o sistema prisional.

Em 2021 a região recebeu, ainda, novas viaturas, adquiridas por meio de emendas parlamentares federais e estaduais. Caminhonetes e motocicletas BMW totalmente equipadas foram entregues à Polícia Militar para fortalecer o policiamento preventivo. Além disso, foram entregues recentemente mais de 18 mil novas pistolas 9mm da marca Beretta às polícias Militar e Civil. A Delegacia Cidadã de Ponta Grossa, outro tema do encontro, se encontra na fase de estudo de viabilidade e elaboração do termo de referência.