Cultura - Segunda-feira, 22 de Novembro de 2021

22 de Novembro ? Dia do Músico

A profissão de músico é fundamental para a arte e cultura de forma geral, além de impactar diretamente na vida das pessoas. Sem os músicos, não teríamos a oportunidade de conhecer canções, ouvir o som de diversos instrumentos, participar de eventos e viver a experiência tão rica que essa arte nos proporciona.

Como o dia do músico surgiu? O dia 22 de novembro também é o dia em que a igreja católica comemora o Dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos ? até por isso a data foi associada à profissão. Para entender melhor a relação da santa com os músicos e a data comemorativa, a seguir você vai conhecer a história da Santa Cecília.

Nascida no século II, Cecília era de origem rica e foi prometida para Valeriano, um homem também rico de Roma. Embora não quisesse casar, a moça não tinha opção: teve que aceitar a decisão de sua família. Quer saber o que isso tem a ver com o dia do músico? Foi esta história que transformou Cecília a padroeira dos músicos, acompanhe!

Em seu casamento, Cecília cantou um louvor a Deus, pedindo que sua virgindade fosse conservada. Na noite de núpcias, enquanto cantava seus hinos, contou ao marido que havia consagrado sua virgindade a Cristo e que um anjo guardava sua decisão.

Cecília disse ?que a fidelidade ao voto trazia a bênção, a violação, porém, o castigo de Deus?. Valeriano ficou impressionado e respeitou sua virgindade. Alguns anos mais tarde, o marido de Cecília se converteu, e, depois de contar a história da noite de núpcias para seu irmão, também fez com que ele se convertesse.

Junto com seu marido e seu cunhado, Cecília começou a converter várias pessoas ao cristianismo. A história chegou aos ouvidos de Turcius Almachius, prefeito de Roma, que era pagão e chamou Valeriano e seu irmão ao tribunal para exigir que ambos abandonassem o cristianismo, sob pena de morte.

Os dois irmãos se recusaram, por isso foram condenados à morte e decapitados. Cecília também foi chamada ao tribunal, mas para revelar onde estavam escondidos os tesouros dos dois sentenciados.

A moça se negou a dizer onde estavam os tesouros, que já estavam junto aos pobres. Mais tarde, o prefeito Almachius, descobriu que Cecília havia doado os tesouros e ordenou que a moça fosse levada ao templo para render homenagens aos deuses.

Porém, Cecília usou sua convicção e fé para converter os soldados ao cristianismo e fazer com que desistissem de levá-la ao culto aos deuses pagãos. Isso deixou Almachius ainda mais nervoso. A estratégia seguinte foi ordenar que Cecília fosse trancada na instalação balneária do seu próprio palacete e asfixiada pelos vapores d?água.

A história conta que Cecília foi protegida por um milagre, nada aconteceu enquanto ela estava no local. Vendo que nada surtia efeito, Almachius recorreu à pena capital. Cecília levou três golpes de machado, mas não foi decapitada, permaneceu por três dias na posição em que caiu e viva, mas não resistiu mais tempo.  Durante seus últimos dias de vida, Cecília cantou hinos e louvores a Deus. Por isso, há anos é considerada como a padroeira dos músicos.

A história da Santa Cecília mostra que, diante das adversidades, foi a música quem esteve presente ao seu lado. Essa, talvez, seja a principal associação que se pode fazer da sua história com a vida dos músicos, para além de contextos religiosos.  Por isso, o dia do músico é celebrado no mesmo dia em que se homenageia sua santa padroeira.