Cultura - Quinta-feira, 11 de Novembro de 2021

Levantamento aponta índice de infestação por mosquito da Dengue de médio risco

O 5º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado nesse ano em Arapoti constatou índice de infestação predial de 1.1%, considerado de médio risco. Ao todo, foram visitados 660 imóveis em oito localidades.

?Esse índice é preocupante, já que estamos tendo muito calor e chuvas e o período entre outubro a março é o de maior preocupação em caso de possível epidemia?, alerta o coordenador de Endemias Flávio Correia.

O centro foi o local onde foram encontradas mais residências com focos de larvas do mosquito Aedes Aegypti. O tipo de Depósito Predominante (local de concentração de água e larvas do mosquito) encontrado com maior frequência foi o Pequeno Depósito Móvel (pratinhos de plantas, potinhos plásticos, e baldes descuidados ou descartados em fundo de quintal). O segundo bairro com mais focos do mosquito Aedes Aegyti foi o Jardim Ceres, também predominado Pequeno Depósito Móvel.

Como explica Flávio, esses levantamentos permitem o planejamento das ações de combate à Dengue, demonstrando onde o trabalho precisa ser reforçado. ?O que nos preocupa é a incidência do mosquito se dar predominantemente em residências, demonstrando que a população precisa ter mais cuidado quanto às medidas que evitam a proliferação do mosquito da Dengue?.

População também precisa colaborar - A Prefeitura Municipal de Arapoti continua fazendo o seu trabalho, intensificou os trabalhos do setor de limpeza pública nas ruas desde o começo da nova gestão. Da mesma forma, a equipe de Agentes de Endemias segue realizando fiscalizações e empreendendo ações para o combate ao mosquito, mesmo em meio a pandemia.

No entanto, a colaboração da população é imprescindível. Por isso, para evitar e reduzir os casos de Dengue, todos devem fazer sua parte e:

? Verificar se a caixa d\'água está bem tampada;

? Deixar as lixeiras bem tampadas;

? Colocar areia nos pratos de plantas;

? Recolher e acondicionar o lixo do quintal;

? Limpar as calhas;

? Cobrir piscinas;

? Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;

? Limpar a bandeja externa da geladeira;

? Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;

? Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;

? Cobrir bem a cisterna;

? Cobrir bem todos os reservatórios de água.