Cultura - Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021

Arapoti terá representação no Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial

Arapoti terá representação no Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (CONSEPIR). A vaga foi conquistada pela Associação da Comunidade Quilombola Família Xavier em eleição para a escolha dos 14 representantes de Organizações da Sociedade Civil que comporão o Conselho durante o biênio 2021-2023.

Silmara Aparecida Xavier Carneiro, presidente da comunidade quilombola, será a representante arapotiense. Ela destaca a importância do momento, já que pela primeira vez quilombolas terão representação no órgão. ?É um orgulho muito grande para nós da comunidade e também para o município de Arapoti?.

Ligado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), o CONSEPIR é composto por membros do governo e representantes de entidades da sociedade civil organizada e tem a responsabilidade de deliberar, consultar e fiscalizar as ações governamentais que promovam a igualdade racial, redução das desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais, além de monitorar e fiscalizar políticas públicas voltadas para a população negra.

De acordo com o secretário estadual de Justiça, Ney Leprevost, os representantes da sociedade civil tem papel fundamental para fomentar o debate sobre questões da promoção da igualdade racial. ?O racismo é uma chaga que precisa ser extirpada da nossa sociedade e o conselho tem papel fundamental neste enfrentamento?.