.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Esclarecimentos sobre o funcionamento do SAMU e o acidente do último sábado (08)
Um acidente entre caminhonete e moto próximo à passarela na PR-092 resultou em óbito de uma pessoa na última sexta (08). A população questionou o atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), reclamando de suposta demora no atendimento da ocorrência. Por isso, a Prefeitura Municipal de Arapoti vem a público prestar esclarecimentos aos cidadãos arapotienses.
O SAMU foi contratado pela Prefeitura Municipal de Arapoti junto ao Consórcio Intermunicipal do Samu Campos Gerais (CIMSAMU), responsável pela administração do serviço. Assim, a equipe estabelecida na base de Arapoti é acionada pela Central de Regulação de Urgência regional. Localizada em Ponta Grossa, a central é a responsável pela autorização da saída da equipe para o atendimento das ocorrências bem como pelo estabelecimento de prioridade de atendimento quando há mais de um caso ao mesmo tempo.
Essa central é contactada através de ligação telefônica para o número 192 - à disposição de toda a população. Além disso, a própria equipe do SAMU pode ligar ao 192, solicitando autorização para atendimento quando estiverem próximos a um caso que necessite sua intervenção.
Acidente
Em razão do ocorrido, e tendo conhecimento das reclamações da população, a secretária municipal de Saúde, Andréa Cristina Silva, oficiou, no sábado (09), o diretor geral do CIMSAMU, Jaime Menegoto Nogueira, pedindo esclarecimentos quanto a suposta demora para atendimento das vítimas do acidente.
Em resposta, recebida através do ofício nº 03/2021, assinado pelo diretor geral do CIMSAMU, foi informada à secretária que ?a ocorrência em questão nº 127, da BR 092, próximo a base do Samu em Arapoti/PR, teve acionamento do Samu por volta das 17h30, porém, nesse momento a equipe estava em paramentação para atender a ocorrência nº 018, um caso suspeito de covid com dispneia intensa em risco. Sobretudo, ao entender a gravidade da ocorrência na PR 092, o médico da CRU realocou a ambulância para atendimento?.
Nogueira, destaca no ofício: ?Evidenciamos que após o acionamento e o conhecimento do acidente em questão, não se mediram esforços para que o atendimento ocorresse o mais breve possível, mas dado a gravidade do mesmo, infelizmente no transporte ao hospital, dentro da ambulância umas das vítimas evoluiu para óbito?.
Defesa Civil
Por fim, a prefeitura esclarece que a Defesa Civil tem como função atuar no combate e prevenção de incêndios, não podendo prestar atendimento pré-hospitalar a vítimas de acidentes. Sua atuação é regulada pelo Grupamento do Corpo de Bombeiros de Jaguariaíva.
.
.
.
.