.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Febre Amarela: verifique se você está vacinado contra a doença
Foi detectada a circulação do vírus da Febre Amarela no estado. Isso requer atenção da população quanto a prevenção da doença, cuja vacina é a forma mais eficaz de se proteger: uma dose garante imunidade para a vida toda.
Por isso, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa levando sua carteira de vacinação para verificar se você já está imunizado contra a Febre Amarela. Se não estiver, a vacina será imediatamente aplicada. Bebes de nove meses a pessoas com 59 anos de idade devem tomar ser imunizados obrigatoriamente.
Gestantes, bebês menores de nove meses, mulheres que amamentam crianças menores de seis meses de idade, alérgicos a ovo, pessoas com sistema imunológico debilitado em razão de doença ou tratamento e pessoas a partir de 60 anos de idade devem ter a prescrição de um médico antes de se vacinar.
Febre Amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas urbanas, o mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor, por isso a população deve colaborar mantendo seus quintais limpos e eliminando reservatórios de água parada.
Sintomas da Febre Amarela
Os sintomas iniciais incluem febre súbita, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, dor no corpo, náuseas, vômitos e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% dos casos apresentam um breve período de melhora e, então, desenvolvem uma nova fase mais grave da doença, por isso é necessário procurar ajuda médica aos primeiros sinais.
Na fase mais grave da doença, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. De 20 a 50% das pessoas que desenvolvem a forma grave da doença morrem
Serviço:
Clicando no link abaixo você pode conferir a um Perguntas e Respostas sobre Febre Amarela elaborado pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado:
http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/FebreAmarela_PerguntasRespostas.pdf
.
.
.
.