Obras - Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2019

Oficina ensina arte por meio da reciclagem do lixo

A Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve desde novembro (2018) a oficina Lixo Vira Arte. Projeto no qual crianças, adolescentes e pessoas em situação de rua, participam de atividades voltadas à confecção de obras de arte utilizando material reciclável como papelão, jornal, faixas de rua reutilizadas, cola caseira e tintas.

Com isso, usuários dos serviços da Assistência Social tem contato com atividades artísticas e culturais que contribuem para o seu desenvolvimento e sociabilização. ?Esses cidadãos podem mostrar seu potencial através desses trabalhos, o que melhora sua autoestima. Ao mesmo tempo, aproveitamos para aproximá-los de nossa equipe, facilitando seu atendimento?, explica.

Fabiana ainda destaca outro benefício da oficina que, ao utilizar materiais recicláveis, ?alerta para importância da reutilização de recursos e preservação ambiental?.

A oficina Lixo Vira Arte é ministrada por Marcelo Rodolfo Matos, membro da Associação Cultural Soarte de Ourinhos/SP e ocorre em encontros semanais realizados no CRAS e CREAS. No momento, os participantes estão aprendendo a fazer caricaturas. Em 2018, as obras tiveram temática natalina e foram expostas no Parque do Papai Noel.