Cultura - Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

Projeto visa desenvolver setor turístico Arapotiense

Em seu 1º ano de mandato, a gestão da Prefeita Nerilda Penna, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, voltou esforços para o desenvolvimento do turismo local. Assim, foi feita a reativação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) com a finalidade de planejar, estabelecer e coordenar as ações para desenvolver a atividade no município.

Concomitantemente, foi instituído o Fundo Municipal de Turismo de Arapoti (FUMTUR) como instrumento de captação e aplicação de recursos, com a finalidade de proporcionar apoio e suporte financeiro às ações municipais.

Esse aparato de suporte legal dá sustentação ao projeto de fomento turístico. Como explica a Prefeita: ?O objetivo é divulgar o turismo local baseado na valorização das belezas naturais do município, da nossa cultura, gastronomia, além do turismo de aventura e o religioso, através da divulgação da Rota do Rosário?.

?São vários os eventos que compõe nosso calendário de atrações. Todas essas ações colaboram para geração de emprego e renda, movimentando todo setor econômico do município?, conclui Nerilda.

Entre as ações já realizadas estão a confecção de souvenires e material de divulgação do município, como folders, panfletos e cartões postais (que exibem atrativos naturais e culturais) e os bonecos da coleção Campos Floridos - Origens (mascotes que representam os povos que construíram o município: Negro, Índio, Tropeiro, Espanhol, Polonês e Holandês). Esses produtos, além de gerarem renda para a população, também se reverterão em recursos para o Fundo de Turismo, e serão colocados à venda em hotéis, papelarias, restaurantes e lojas de presentes