.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
VOCÃ? CONHECE OS SINTOMAS DAS DOENÃ?AS TRANSMITIDAS PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI?
O Ministério da Saúde confirmou no sábado (28/11) a relação entre o vÃrus Zika e o surto de microcefalia na região Nordeste. O Instituto Evandro Chagas, órgão do ministério em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascida no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vÃrus Zika. A partir desse achado do bebê que veio à óbito, o Ministério da Saúde considera confirmada a relação entre o vÃrus e a ocorrência de microcefalia. Essa é uma situação inédita na pesquisa cientÃfica mundial. As investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e perÃodo de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez. O achado reforça o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela disseminação doença. Conheça os principais sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
ASPECTOS CLÃNICOS DAS DOENÃ?AS:
DENGUE
Dengue Clássica: O quadro clÃnico é muito variável. Sintomas: Febre alta (39 a 40º C) de inÃcio abrupto, cefaléia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articulações), prostração (desânimo), astenia (fraqueza), dor retroorbital (no fundo dos olhos), náuseas, vômitos, exantema (manchas vermelhas na pele). Podem ocorrer pequenas manifestações hemorrágicas como: petéquias (pequenos pontos arroxeados), epistaxe (sangramento pelo nariz), gengivorragia (sangramento na gengiva), sangramento gastrointestinal (no estômago e intestino), hematúria (sangramento pela urina) e metrorragia (aumento do sangramento menstrual).
Febre Hemorrágica da Dengue: Os sintomas iniciais da febre hemorrágica da dengue são os mesmos da Dengue Clássica. Há um agravamento do quadro no terceiro ou quarto dia da doença, com dor abdominal e manifestações hemorrágicas em função da saÃda de plasma dos vasos, causando insuficiência circulatória. Esses sintomas, agravados, podem levar a um quadro de choque causando a morte em 12 a 24 horas ou levar à recuperação após tratamento antichoque apropriado. Apesar dos estudos que estão sendo realizados, ainda não está totalmente esclarecido o processo pelo qual a FHD ocorre. Assim, a hipótese da multicausalidade (conjunto de várias causas) está sendo a mais aceita, aliando vários fatores de risco: Capacidade de determinadas cepas (grupos) de vÃrus de causarem sintomas mais fortes; 4 Necessidade de 2 infecções causadas por sorotipos diferentes num espaço de tempo de 3 meses a 5 anos; Fatores individuais: menores de 15 anos, lactentes, adultos do sexo feminino, raça branca, portadores de doenças crônicas (diabetes, asma brônquica).
FEBRE CHIKUNGUNYA (CHIKAV)
O principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes são raras.
A febre chikungunya teve seu vÃrus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome pois chikungunya significa â??aqueles que se dobramâ? no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daà o â??andar curvadoâ?.
ZIKA VÃRUS (ZIKAV)
Os principais sinais e sintomas incluem manchas vermelhas na pele com coceira, febre, olhos vermelhos (sem coceira e sem secreção), inflamação ou dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça e dor nas costas. Com menor frequência, há relatos também de inchaço, dor de garganta, tosse e vômitos. Segundo a literatura, apenas 18% das pessoas apresentam manifestações clÃnicas da doença. Geralmente os sinais e sintomas duram de 2 a 7 dias.
Não havia conhecimento cientÃfico acumulado no mundo sobre zika vÃrus. Agora, diante dos recentes achados cientÃficos, a orientação é tratar zika como dengue grave. A comunidade cientÃfica ainda estuda como a doença evolui e como leva ao agravamento
.
.
.
.