.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O SUAS QUE TEMOS E O SUAS QUE QUEREMOS
O Sistema Ã?nico de Assistência Social, (SUAS) foi o tema da X Conferência Municipal de Assistência Social realizado hoje (07), no Salão de Eventos da 1ª Igreja Presbiteriana. O evento que acontece durante todo o dia tem como tema â??Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026â? e lema â??Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremosâ?.
A palestrante Edsonia Jadma Marcelino de Souza, Doutora em PolÃticas Públicas, explica os 10 anos de existência do SUAS, os avanços, a consolidação em todo território nacional, os benefÃcios conquistados, a referência que as famÃlias possuem através do atendimento do CRAS e CREAS, mais acima de tudo, o que ainda falta a ser conquistado. As batalhas, as metas, o que ainda tem para ser almejado: â??Ainda falta alçarmos o pacto federativo, onde união, estado e municÃpio, participem ativamente na consolidação do SUAS. Hoje, o Estado, não entra com aporte de recursos financeiros, ficando a União e o municÃpio como responsáveis. O Estado tem que participar, não só fiscalizarâ?, enfatiza a Doutora Jadma.
A Conferência que traça metas e objetivos para os próximos 10 anos, contou com a presença marcante dos usuários do SUAS e também das entidades. â??Estou muito contente de ver a participação dos usuários, isso demonstra um avanço tremendo. Pensamos em uma conferência com a participação do público, tanto, que temos contadoras de histórias para dar atendimento à s crianças enquanto os pais participam do evento e faça valer seus direitosâ?, comentou Fabiana Kluppel Lisboa, Secretária de Assistência Social.
Houve, também, apresentação de violão das crianças atendidas pelos cursos de aprendizagem ofertados no CRAS. Na parte da tarde ocorrerão os trabalhos em grupos, onde temas e propostas serão debatidos entre os participantes. Ao final será realizada a eleição dos delegados para conferência Estadual, que serão responsáveis por levar e debater no Estado e União as propostas que contemple o todo.
.
.
.
.