Cultura - Segunda-feira, 27 de Abril de 2015

Conferência promove debate sobre cultura no município

Na noite do último dia 23, cerca de cem pessoas estiveram reunidas no Centro Administrativo Municipal para a realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura, que tem entre seus objetivos debater os múltiplos aspectos e universalizar o acesso de todos à produção e fruição da cultura.

A secretária de Educação e Cultura do município, Rosi Rogenski, iniciou a cerimônia com uma breve apresentação das ações desenvolvidas pela pasta entre os anos de 2013 e 2015, como os festivais de dança, música, teatro e folclore, a Tenda Literária, o Projeto Poesia, dentre outros. Logo após foi lido e aprovado o Regimento Interno da Conferência.

Depois foi a vez do representante da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, José Roberto Lanca, fazer o uso da palavra. Ele dissertou sobre o Sistema Nacional de Cultura e sobre a importância dos Conselhos de Cultura. â??Cultura deve ser entendida como um espaço de realização da cidadania, como superação da exclusão social e também como um fator econômico, capaz de atrair divisas para o país e gerar emprego e rendaâ?, explanou.

O evento ainda contou com a apresentação do musical â??Penso, logo insistoâ?, do Programa de Atendimento a Criança e ao Adolescente de Arapoti (PACAA). Na peça, os jovens levaram os expectadores a refletirem sobre o excesso de conectividade com aparelhos eletrônicos e o quanto isto está fazendo com que se percam as interações pessoais.

Por fim, deu-se início ao processo de eleição dos membros do Conselho Municipal de Cultura, que terá como objetivo promover a participação democrática de todos os setores da sociedade nas atividades culturais do município. O Conselho é composto por 10 pessoas, sendo cinco representantes do poder público e cinco representantes da sociedade civil.

â??A constituição desse Conselho é um passo muito importante para o município, pois é ele que vai nos ajudar a estruturar e fomentar mais ainda a cultura em Arapoti. Parabéns aos eleitos e que consigam desenvolver um excelente trabalhoâ?, coloca Rosi.

A composição do Conselho Municipal de Cultura ficou a seguinte:

Luana Cordeiro de Souza â?? Gestora Cultural do Município

Geovane Varela â?? Chefe da Divisão de Execução Fiscal Contencioso Civil e Trabalhista

Valéria Gouveia â?? Representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Marcelo Brandão da Silva â?? Chefe da Seção de Prestação e Tomada de Contas