.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Segunda-feira, 17 de Março de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Campanha busca diminuir exposição de frentistas e consumidores ao benzeno

Campanha busca diminuir exposição de frentistas e consumidores ao benzeno


Campanha busca diminuir exposição de frentistas e consumidores ao benzeno

Sabe aquele cheirinho característico de gasolina que uns adoram e outros detestam? Ele é proveniente do benzeno, uma substância perigosa que pose causar diversas doenças pulmonares e até mesmo o câncer.

Buscando manter a saúde de consumidores e frentistas, a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, está realizando a campanha â??Não Passe do Limiteâ?. Ela instrui a completar o tanque de combustível somente até o automático - aquele â??clickâ?? que a bomba faz indicando que está completo.

â??Quando continua enchendo [o tanque] depois do automático, todos ficam expostos à inalação do benzeno, que é extremamente prejudicial para a saúde. Sem contar que também traz danos ao veículoâ?, explica Andréa Cristina Silva, chefe da Vigilância Sanitária (VISA) de Arapoti.

Na cidade, a VISA esteve em todos os postos de combustível conversando com responsáveis, frentistas e motoristas que se encontravam no local. Também foram colados cartazes, adesivos nas bombas e distribuídos panfletos explicativos.

Saúde em primeiro lugar

O benzeno é uma das substâncias que estão na gasolina. A intoxicação pelo produto (por inalação de gases ou aspiração de formas líquidas) pode causar bronquite, dificuldades respiratórias e até bronquiolites irritativas graves, com hemorragia, inflamação e edema pulmonar, podendo levar à morte.

A Organização Mundial da Saúde inclui o benzeno em sua lista de produtos cancerígenos.

Prejuízo para o veículo

Abastecer o tanque â??até a bocaâ? não faz bem também para o automóvel. O combustível excedente é armazenado no canister, dispositivo feito para absorver vapores gerados durante o processo de abastecimento. Quando o canister entra em contato com combustível na forma líquida, ocasiona falhas no motor, risco de queima da bomba de combustível, danos à pintura e desperdício.

O derramamento de combustível excedente do tanque no solo e sua evaporação no ar também causa riscos ao meio ambiente.

316 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.