.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Arapoti busca merenda escolar mais saudável
Os mais de dois mil alunos da rede municipal de ensino de Arapoti passaram este ano a ter uma alimentação mais saudável no ambiente escolar. A Prefeitura implantou em 2013 o â??Manual de Boas Práticasâ?? nas escolas do municÃpio. â??Nós estamos buscando assegurar a qualidade e segurança alimentar dos nossos alunosâ?, explica a secretária de educação, Rosi Rogenski Ferreira.
Para a implantação do programa, as escolas primeiramente tiveram que se adequar aos procedimentos operacionais padrão de alimentos preconizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que estabelece normas desde o armazenamento dos produtos até o seu consumo. Conforme a secretária de educação de Arapoti, o municÃpio teve que realizar investimentos na área e também aumentar a fiscalização. â??Para implantação destes procedimentos foram adquiridos termômetros, implantados planilhas de controle de consumo, qualidade e sanidade alimentar. Além da realização de treinamentos para os profissionais da merenda e visitas periódicas nas escolas e crechesâ?, ressalta.
As mudanças passaram ainda pelo cardápio ofertado aos alunos. A merenda escolar teve acrescidos produtos mais saudáveis. â??Aumentamos o consumo de frutas na merenda, para duas vezes na semana, adequando as quantidades de micronutrientes preconizadas pelo Programa Nacional de Merenda Escolarâ?, destaca Rosi, lembrando que a ação trouxe benefÃcios para outro setor do municÃpio. â??Conseqüentemente aumentamos a demanda recolhida pela agricultura familiar, entre frutas, verduras e leguminosasâ?, explica.
Além da preocupação com os alunos no ambiente escolar, as escolas municipais passaram a contar com um programa de diagnóstico nutricional. Freqüentemente eles são avaliados quanto ao peso e altura. â??Desta forma vamos montar um diagnóstico quanto a situação apresentada pelos alunos, se estão com baixo peso, sobrepeso, eutrofia ou até mesmo obesidadeâ? ressalta a chefe da Pasta de Educação, completando que após o diagnóstico, são elaborados os trabalhos de Educação Nutricional dentro das Escolas.
As avaliações no ambiente escolar, conforme Rosi, também foram estendidas ao nÃvel de aprendizado na rede municipal. â??Demos inÃcio a uma avaliação diagnóstica com os todos os alunos do ensino fundamental para averiguar possÃveis déficits de aprendizagemâ?, comenta. Com este estudo, a Secretaria começou atuar diretamente nas deficiências dos alunos. â??Esta avaliação foi realizada pela Secretaria em todos os bimestres e já conseguimos muitos avanços no que diz respeito ao ensinoâ?, avalia.
Em 2014 municÃpio terá Super Creche
Em 2013, a Prefeitura Municipal de Arapoti investiu em reformas nas creches e escolas da rede. Para 2014, além de novas intervenções programadas, o municÃpio contará com uma obra avaliada em R$ 1,5 milhão para atender as crianças. A construção da Super Creche â?? através do Programa Proinfância - no bairro Santo Antonio, que deverá atender cerca de 200 alunos. Com a nova creche, a secretária de Educação de Arapoti Rosi Rogenski Ferreira pretende zerar a fila de espera entre crianças de zero a cinco anos. Além desta construção, a secretária aponta a nova unidade escolar no bairro Jardim Aratinga, também programada para 2014.
A Super Creche terá área útil de 1200 m². O investimento é do Governo Federal. O municÃpio fornecerá apenas o terreno e estrutura básica, como terraplanagem e instalação de água e luz. â??Ã? uma ganho enorme para nossas crianças, que poderão estudar em um local novo e muito bem estruturado. Para os pais também, que poderão trabalhar despreocupados sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidadosâ?, complementa a secretária de Educação.
Matéria publicada no Jornal da Manhã, na edição de 15 e 16 de novembro.
.
.
.
.