Cultura - Quinta-feira, 18 de Julho de 2013

Um pedaço da Holanda em Arapoti

A colônia holandesa de Arapoti abriu hoje (17) a 36ª Olimpíada das Colônias Holandesas do Brasil, a Zeskamp. Na competição estarão presentes delegações de, Não Me Toque, Holambra I, Carambeí, Holambra II, Castrolanda e Arapoti. Durante a cerimônia muita festa que enalteceu a presença holandesa em território brasileiro.O secretário Evandro Rogério Roman esteve presente durante a abertura representando o Governo do Estado do Paraná e o governador Beto Richa. â??Muito importante à realização da Zeskamp, uma confraternização das colônias em torno do esporte, e que além da prática esportiva, incentiva à cultura, e a valorização da família. O governo do Paraná apoia todas as manifestações esportivas e neste ano está junto na realização da competiçãoâ?.Participar do evento não é uma novidade para Roman, que lembrou que esteve presente na edição de número trinta e quatro. â??Em 2011 estive na abertura 34ª Zeskamp em Carambeíâ?.O mestre de cerimônia da noite foi o secretário de esporte e lazer de Arapoti, Riva Mazzetti, ele conduziu todo o evento de abertura e fez questão de exaltar a realização da Zeskamp. â??A realização da Olimpíada é muito importante para a cidade, e poder contar com a presença do secretário Evandro Roman só aumenta a importância do evento. Essa é a primeira vez que um representante do esporte do Governo do Paraná vem até nosso municípioâ?.Estiveram presentes também na abertura da Zeskamp, o prefeito da cidade de Arapoti, Braz Rizzi, a vice-prefeita, Rosi Rogenski, o presidente da Câmara dos Vereadores, Luis Carlos Moreira, e o cônsul geral da Holanda no Brasil, Jan Gijs Schouten.Todas as autoridades presentes foram agraciadas com uma lembrança das colônias holandesas, entregue pela secretária da comissão geral da Zeskamp, Janet Bosch.Para celebrar a abertura o atleta Nick Alberts conduziu a tocha pelo ginásio e acendeu a pira olímpica. O Colégio Colônia Holandesa de Arapoti realizou um teatro, com apresentações circenses e danças.

Fotos e texto: Secretaria do Esporte do Estado do Paraná