.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Consultas agendadas garantem mais conforto aos pacientes do Humaitá
â??Ã? bem melhor, pois agora não precisa chegar cedo para ficar na fila, ainda mais no frio. Para as pessoas de mais idade então foi uma ótima idéiaâ?, é o que diz Loriana Aparecida Batista, usuária da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Humaitá.
A iniciativa partiu do médico da unidade, Fernando Henrique Momm, que já havia passado por uma experiência similar no Rio Grande do Sul, e foi prontamente aceita pelo secretário de saúde e pelo prefeito. â??Estagiei em um posto de saúde que atendia a comunidade, mas era gerenciado por um grande hospital particular. Lá as consultas eram sempre agendadas e o sistema agradava, então pensamos em implantar aqui tambémâ?, comenta o médico.
A agenda é aberta na terça-feira, e as consultas são marcadas para o perÃodo de uma semana. Nos demais dias também há marcação, mas somente dos horários remanescentes. Idosos, pessoas com filhos menores de um ano, com dificuldades de locomoção ou que moram nas glebas podem agendar o atendimento por telefone. â??No inÃcio as pessoas faziam fila na terça-feira para marcar, mas agora elas já estão acostumadas com o sistema e vêm durante todo o dia, mas a agenda fica praticamente completa na terça mesmoâ?, afirma Josimara Diniz, enfermeira da Unidade.
Dr. Fernando ainda lembra que casos mais urgentes são tendidos, mesmo sem o agendamento prévio. â??Algumas pessoas reclamam que doença não tem hora para acontecer. Nós sabemos disso, e se a pessoa chegar aqui com febre ou vômito, por exemplo, ela será atendidaâ?. A enfermeira ainda conta que caso a pessoa não apresente sintomas que exijam atendimento imediato ela já sai da unidade sabendo que dia e que horas deverá retornar para ser atendida.
Outra inovação da UBS Humaitá é a reunião com a população. Toda segunda sexta-feira do mês é promovido um encontro entre os profissionais da unidade e a população por eles atendida para uma troca de experiências. â??Eles não têm muito o hábito de conversar sobre os serviços aqui prestados, mas no geral o retorno que temos recebido tem sido bem positivoâ?, complementa Josimara
De acordo com o secretário municipal de saúde, João Miranda Junior, há a intenção de se instalar o sistema de agendamento nos demais postos da cidade. â??Por atender um menor volume de pessoas, as adaptações na unidade do Humaitá são menos traumáticas. Mas esperamos que até o final do mandato todos possam contar com as consultas agendadas e sejam atendidos com mais confortoâ?, complementa.
.
.
.
.