Desenvolvimento Econômico - Segunda-feira, 03 de Junho de 2013

Audiência Pública mostra superávit no 1° Quadrimeste

Elaborada pelas secretarias municipais de Contabilidade e Finanças, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, a Audiência Pública realizada no último dia 29 demonstrou e avaliou o cumprimento das metas fiscais do 1° quadrimestre de 2013. A mesa foi composta pela vereadora Nerilda Penna, pelo contador da Prefeitura, Felipe Ramos Siqueira, pelo secretário municipal de Contabilidade, João Carlos Ribeiro e pela contadora da Câmara Municipal, Maria de Lourdes Queiroz.

A receita média prevista para o ano de 2013 é de R$ 50,28 milhões, e até o momento o município arrecadou 14,59 milhões, cumprindo a meta em cerca 29%. Em contrapartida as despesas médias ficaram abaixo do esperado. Dos pouco mais de R$ 50 milhões previsto para este ano foram gastos nos primeiros quatro meses aproximadamente R$ 12,73 milhões, cerca de 25% do total.

Com relação aos índices de saúde e educação, até abril Arapoti aplicou cerca de 4,2 milhões de reais, sendo 1,89 milhões na educação â?? que corresponde a 18,64% da arrecadação- e 2,3 milhões na saúde â?? que corresponde a 22,8%, bem acima dos 15% obrigatórios. Com o pessoal, a despesa bruta foi de 6,69 milhões. â??Ã? importante lembrar que os índices de educação e saúde têm base anual. O resultado quadrimestral serve apenas como base gerencialâ?, alerta o contador do município.

De acordo com a secretaria de contabilidade, o saldo é positivo. O resultado consolidado deste período, que compreende a diferença entre as receitas líquidas realizadas e as despesas líquidas empenhadas, mostra um superávit de R$ 84,9 mil. â??A Lei de Responsabilidade Fiscal compreende o equilíbrio das contas públicas, e o município de Arapoti está alcançando este objetivoâ?, afirma o secretário municipal de contabilidade.

Na ocasião também estiveram presentes os secretários de saúde, educação, meio ambiente, assistência social, infraestrutura e planejamento, que demonstraram os principais projetos desenvolvidos até o momento, bem como as receitas e despesas de cada pasta.