.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Controle de endemias faz alerta sobre a dengue
Atualmente Arapoti possui 10.166 imóveis, que são visitados ao menos uma vez por ano pelos agentes de endemias do municÃpio, que fazem vistorias e orientam a população sobre os cuidados e os perigos da dengue. Eles também realizam pesquisas a pontos estratégicos, que são locais onde pode haver focos do mosquito transmissor, como borracharias, oficinas, cemitérios e reciclagens.
E foi durante estes trabalhos que foram encontrados dois focos positivos do mosquito Aedes Aegypti na cidade. O primeiro foi localizado na sexta-feira, dia 04, fora do perÃmetro urbano. E o segundo, na segunda-feira, 07, dentro do bloqueio â?? área que fica num raio de 300 metros a partir do primeiro foco. Mas o agente de endemias Flávio Correia tranqüiliza a população. â??Já foi feita a coleta, utilização de larvicida e eliminação dos possÃveis criadourosâ?, explica.
Andrea Carneiro, responsável pelo setor de vigilância em saúde, lembra que apesar dos focos positivos não há nenhum caso de pessoa com suspeita de dengue em Arapoti. â??Ã? bom reforçar para a população que os cuidados contra a dengue devem ser constantes, pois, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os casos da doença no Paraná aumentaram significativamente nas últimas duas semanasâ?, complementa.
Veja abaixo alguns cuidados simples que ajudam a evitar a dengue:
- Limpe a piscina uma vez por semana, trate a água com clore e cubra quando não for usar. Se estiver vazia não deixe acumular água no fundo.
- Quando for trocar o galão de água mineral lave bem os suportes.
- Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira tampada. Também evite acumular lixo e entulho.
- Lave as vasilhas de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão.
- Garrafas e baldes vazios devem ser guardados de cabeça para baixo.
- Pneus velhos devem ser entregues ao serviço de limpeza urbana ou guardados em local coberto.
- Evite plantas que acumulam água, como bromélias. Sempre coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas.
- Tire folhas, galhos e tudo mais que possa impedir a passagem da água pelas calhas.
- Deixe sempre a caixa dâ??água fechada.
.
.
.
.