Cultura - Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2011

Projeto Minha Cidade Lê tem seu primeiro contemplado

Desenvolvido pela Divisão de Cultura de Arapoti, o Projeto tem como objetivo incentivar a leituras de crianças e jovens da cidade. Na etapa â??Acumule Pontos e Ganhe Prêmiosâ?, cada livro emprestado ou lido na Biblioteca Municipal corresponde a uma pontuação. O participante que chega a 300 pontos é premiado.

Evelin Camargo de Queen foi a primeira a atingir a pontuação. Ela ganhou um kit de vôlei doado pela Arauco, contendo bola, rede, mochila e garrafa dâ??água, e livros oferecidos pela divisão de cultura. â??Esse projeto foi muito bom, a criançada vêem em grupos procurar livros para lerâ?, comenta a bibliotecária Edna Abdala.

Mas não é tão simples assim pontuar. â??Antes de marcar a pontuação nós tomamos a leitura deles, porque não adianta somente folhear o livro, é preciso entender o que leuâ?, acrescenta Vanderléia Abdala, outra bibliotecária. Ela também conta que no início a procura dos livros era por causa da pontuação, mas que agora as crianças e jovens já desenvolveram o gosto real pela leitura. â??Se não comentarmos da pontuação muitos deles acabam esquecendo. Eles lêem por gostoâ?.

Vários outros participantes estão perto de chegarem aonde Evelin chegou. Já são mais de 10 pessoas com pontuação acima de duzentos. â??Agora que eles viram que realmente ganha prêmio com certeza ficarão ainda mais estimuladosâ?, acrescenta Edna.

Mas o que realmente deixa as bibliotecárias felizes é ver o gosto pela leitura sendo passado para as próximas gerações. â??Ã? muito gratificantes ver pais trazendo filhos, avós trazendo netos, irmãos mais velhos trazendo irmãos menores para lerâ?, finaliza Vanderléia.