Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 21 de Outubro de 2011

Prefeitura assina convênio com a Cohapar pra a construção de 105 casas

O governo do Paraná, através da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), anunciou a construção de 105 novas moradias em Arapoti, nas zonas urbana e rural. O convênio, que faz parte do programa Morar Bem Paraná, é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Arapoti, a Cohapar e a Caixa Econômica Federal â?? através da qual será realizado o financiamento das casas.

Do total de moradias, 52 devem começar a ser construídas ainda este ano. Os beneficiados serão selecionados dentre os inscritos no programa da Cohapar de 2007 até 2011, que possuam renda de 1,5 a 3 salários mínimos, sem restrição cadastral e com família constituída. Haverá também uma porcentagem de moradias destinada para funcionários da Prefeitura Municipal com as mesmas características socioeconômicas dos demais escolhidos.

De acordo com Elislena Oliveira, chefe da Divisão de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, as unidades habitacionais são uma grande conquista para o município. â??Vêm ao encontro da necessidade da comunidade que não possui residência própria ou moram em local de risco ou não legalizados. Com esta parceria entre Prefeitura Municipal, Cohapar e Caixa Econômica as parcelas do financiamento são mais acessíveis, e com isso possibilita que as pessoas possam adquirir sua casa própria", completa

A cerimônia de assinatura do convênio aconteceu no último dia 07, em Ponta Grossa. Estiveram presentes: o prefeito de Arapoti, Luiz Fernando de Masi; o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche; a gerente geral da Caixa Econômica de Ponta Grossa, Rosangela Tavares Bach; o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Miguel Tadeu Sokulski e os prefeitos das demais cidades que também assinaram convênio.

Os programas *

Programa Morar Bem Paraná â?? Ã? o programa que define a nova política habitacional do Estado e que garantirá o atendimento a 100 mil famílias paranaenses nos próximos quatro anos. O programa abrange medidas de regularização fundiária, o financiamento para construção de novas unidades e a melhoria de moradias urbanas e rurais. O Morar Bem Paraná será implementado por meio de cooperação técnica da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) com a Caixa Econômica Federal.Programa Morar Bem Paraná Rural - O programa Morar Bem Paraná Rural vai atender, nos próximos quatro anos, 10 mil famílias com casas novas e outras 4 mil com reformas e ampliações. Ã? uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Caixa Econômica Federal e Cooperativas de Agricultores.

Os recursos, provenientes do governo Federal através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), podem chegar a R$ 25 mil por casa, dependendo da renda familiar do agricultor. O governo do Estado também pode entrar com subsidio para complementar a mão de obra.

*informações retiradas do site da Cohapar