.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
CAPS distribui panfletos sobre o Dia da Saúde Mental
Dia 10 de outubro é o Dia Nacional da Saúde Mental. Em razão disso, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Arapoti realizou algumas atividades, buscando fazer com que as pessoas entendessem mais sobre transtornos mentais.
Primeiro, os pacientes do CAPS assistiram a uma palestra com a psicóloga da unidade, Vanessa Brugnari. Ela falou sobre alguns transtornos mentais, como depressão e esquizofrenia, e sobre formas de se manter a saúde mental.
Depois, os pacientes saÃram à s ruas entregando panfletos. Estes continham informações sobre transtornos mentais e também um alerta sobre a necessidade de se quebrar o preconceito contra os portadores de transtornos mentais.
Vanessa lembra que estamos numa época de reforma psiquiátrica, em que os portadores de transtornos mentais não precisam mais ser internados. â??Precisamos mostrar para a sociedade que essas pessoas não são incapazes, que elas também podem viver em sociedade e em famÃliaâ?, complementa a psicóloga.
CAPS
De acordo com o Sistema �nico de Saúde (SUS), o CAPS é um serviço aberto e comunitário, um lugar de referência e tratamento para pessoas de ambos os sexos, a partir de 18 anos, que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes.
Sua função é estimular a integração social e familiar dos pacientes, apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico, grupos e oficinas terapêuticos, entre outros. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica.
No CAPS de Arapoti, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ele conta com um grupo de profissionais formado por assistente social, enfermeiro, médico, psicólogo, técnico de enfermagem, oficineiros e etc. Também oferece serviços como oficinas terapêuticas, grupos terapêuticos, assembléias, atendimento multiprofissional e visitas domiciliares.
.
.
.
.