Desenvolvimento Econômico - Segunda-feira, 04 de Julho de 2011

População civil participará ativamente do PLHIS

Após um breve seminário explicativo sobre o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), foram eleitos, na tarde da última sexta-feira (01), os participantes do Núcleo de Acompanhamento do PLHIS. Ele será composto por cinco membros da sociedade civil e sete do poder público,sendo um suplente

Entre os membros da sociedade estão três integrantes de associações de moradores, um da Associação dos Pastores e um da Associação Comercial. Pelo poder público estão os vereadores Jan Pot, Marino Gouveia e Lourival Aparecido Modesto (Buíka), a chefe da Divisão de Planejamento Ambiental, Dalcilene Andrade de Lima, o chefe da Divisão de Projeto e Orçamento, Marcio Rodrigues de Almeida, o responsável pela seção de cadastros da Secretaria Municipal de Finanças, Luis Carlos Moreira e a chefe da Divisão de Habitação, Elislena Maria de Oliveira.

Esse núcleo terá como função analisar os documentos e propor as alterações necessárias, apoiar a organização e execução das oficinas e seminários, validar o desenvolvimento das atividades e relatórios e mediar a relação com a comunidade. Para Claiton Siqueira, secretário municipal de Planejamento, a participação da sociedade civil organizada no PLHIS é muito importante, pois ela é o elo entre o governo e os cidadãos cientes de suas necessidades básicas. â??O direito à habitação não é apenas responsabilidade do governo, mas também de organizações e movimentos populares que fiscalizam e trazem sugestões para melhorar essa realidade social que é a falta de moradia para famílias de baixa rendaâ?, complementa

O PLHIS também terá uma equipe de coordenação (composta pelos secretários municipais de Contabilidade, Planejamento e Assistência Social, por uma assistente social e um arquiteto), uma equipe de apoio municipal e uma equipe de consultoria â?? a ADEOP, empresa que venceu a licitação para coordenar as atividades do Plano. â??Vamos fazer uma verificação do déficit habitacional do município, elaborar um diagnóstico e por fim apresentar as possíveis estratégias de ação, através dos meios de financiamento existentesâ?, explica Patrick Maas, arquiteto da ADEOP.

Na quarta-feira anterior (29/06) aconteceu o treinamento da equipe técnica municipal, que teve a finalidade de expor o método de trabalho e antecipar a forma de desenvolvimento do PLHIS. â??Com pleno conhecimento da metodologia de trabalho eles podem passar as informações necessárias pra quem quer que soliciteâ?, complementa Patrick.