Cultura - Sexta-feira, 17 de Junho de 2011

CAPS passa por reestruturação

Pacientes do CAPS e familiares compareceram ontem (15) à noite no Centro Administrativo Municipal para a reunião que apresentou a reestruturação da proposta terapêutica do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Arapoti. Ela foi elaborada pelos novos funcionários, provenientes do último concurso público, que assumiram os cargos há três meses. A idéia é que o CAPS possa atender de forma efetiva os 140 pacientes.

Serão desenvolvidas atividades de esporte, trabalhos manuais, educação ambiental, musicalização ou expressão corporal, cidadania e higiene e cuidados pessoais. â??Aqui nós entendemos os pacientes como um ser biológico, psicológico, social e cultural e nossas oficinas contemplam todas essas esferasâ?, afirma Vanessa Brugnari, psicóloga do CAPS. Ela ainda completa dizendo que essa nova lista de atividades foi elaborada a partir de um levantamento sobre as preferências dos pacientes. â??Eles disseram o que gostariam e o que não gostariam de fazer, então encaixamos essas vontades nas oficinasâ?.

Os familiares responsáveis que acompanharam os pacientes na reunião de ontem também tiveram papel importante. Assinaram um termo onde se comprometem a comparecerem às reuniões do grupo de apoio às famílias, que serão realizadas na 3ª quarta-feira de todo mês. â??Hoje é muito comum deixarem o paciente sob responsabilidade do CAPS, e esse não é o intuito. O CAPS, na verdade, veio para fazer a reinserção social e familiar desses pacientesâ?, coloca Luciano Fautino da Silva, enfermeiro do CAPS. Ele ainda pontua que essas reuniões familiares são importantes devido à troca de experiências. â??Ã?s vezes uma família tem um problema semelhante à outra, e contar como resolveu pode ajudarâ?, complementa.

O CAPS funcionará das 07h30 às 17h de segunda à quinta-feira e das 07h30 às 16h na sexta-feira. Estiveram presentes na reunião de ontem a equipe do CAPS e o Secretário Municipal de Saúde, Luis Antonio Bispo.