.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2011

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Agricultura familiar completa sete meses na merenda

Agricultura familiar completa sete meses na merenda


Agricultura familiar completa sete meses na merenda

As aulas das escolas municipais de Arapoti já começaram. Com isso é hora de retomar o preparo da merenda escolar que desde agosto de 2010 está com um sabor mais saudável. Ã? que no ano passado o Governo Federal, em parceria com os dirigentes estaduais do país, determinou que a Rede Municipal de Ensino de todos os municípios devesse receber produtos oriundos de pequenos agricultores das respectivas localidades. Arapoti optou por entrar para o grupo das primeiras cidades a se adaptarem à nova resolução. Hoje são três propriedades denominadas como â??Agricultura Familiarâ? participantes no município. Parece pouco, mas elas vêm atendendo as necessidades das escolas e Centros de Educação Infantil da Prefeitura, que reúnem perto de três mil estudantes. No entanto, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), por meio da divisão de Merenda Escolar, pretende que mais trabalhadores rurais ingressem na iniciativa.

A verba destinada para o pagamento dos agricultores vem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com a nutricionista, Caroline Aparecida Pereira, responsável pela merenda escolar, o valor repassado aos fornecedores é estipulado pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). â??O pagamento é feito mensalmente por meio da modalidade â??Chamada Públicaâ??. E o preço de cada item é estipulado por esta entidade articuladora que faz uma média em cada região, o que é justo para ambas as partesâ?.

Ela diz que a Prefeitura investe 3% da verba destinada para a merenda, o que corresponde a cerca de R$ 2,5 mil por mês. Até o momento Arapoti não aplica os 5% preconizados porque não possui número de produtores suficientes interessados para atender a demanda. â??Nossa procura por produtores é grande e constante, mas realmente falta o interesse. Muitas vezes porque eles não produzem aquilo que precisamosâ?, conta a nutricionista. Enquanto isso, os 2% de verba restantes são direcionados para a aquisição de outras matérias primas como arroz, carne e leite.

Os produtos são entregues uma vez por semana na SMECE. Lá é feita a seleção de espécie e também das quantidades a serem enviadas a cada instituição. A própria SMECE leva tudo até as escolas. Atualmente são 20 itens entre verduras e legumes como alface crespa e mandioca. â??Não são produtos orgânicos, já que não têm o selo exigido pelas autoridades fiscalizadoras. Porém, são todos cultivados com o mínimo de agrotóxicos, praticamente isentos, traço da agricultura familiarâ?, explica Caroline.

Ela comemora. â??Fico muito contente em ter a agricultura da família como nossa grande fornecedora. Além de o município sair na frente com uma visão inovadora como esta, a população infantil atendida pela rede também se beneficia, pois a merenda escolar se torna mais variada e nutritiva. Melhora o nível de rendimento do aluno em sala de aulaâ?.

Gabriel Moura é um dos agricultores que já ingressaram no programa. â??Estou muito satisfeito com esta parceria com a Prefeitura. Melhorou muito minha condição financeira. O que antes eu vendia â??picadoâ?? e por valores oscilados dependendo do cliente, hoje vendo a um valor fixado no mês e com a quantia certa. Estou com mais estabilidadeâ?, garante.

337 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.