.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Memorial Capão Bonito revela história de Arapoti

Memorial Capão Bonito revela história de Arapoti


Memorial Capão Bonito revela história de Arapoti

Quem passa por Arapoti a passeio geralmente procura o Memorial Capão Bonito â?? Casa da Cultura. Ã? que o espaço preserva parte da história do município com antigas peças da Estação Ferroviária Cachoeirinha, móveis e objetos da antiga Câmara de Vereadores, Prefeitura e das primeiras residências, além de uma máquina de cinema da Fábrica Mãe â?? histórica produtora de papel e celulose. O museu foi criado na metade da década de 90 e desde então vem recolhendo peças para exposição. Hoje são cerca de 500.

Na primeira sala são encontrados objetos originais da Estação Cachoeirinha. Por meio deles a diretora do local, Valéria Gouveia, conta porque a cidade se desenvolveu ao entorno dela. "Antes, quando a cidade ainda nem se chamava Arapoti, era no Cerrado das Cinzas, hoje um distrito do município, que as pessoas se concentravam. Todo o comércio estava lá. Acontece que com o passar dos anos chegou a notícia de que uma linha férrea ia passar pela região. E foi para ficarem mais próximos da estação por conta da venda dos produtos às pessoas que passavam por lá, é que os moradores começaram a migrar para esta área onde está o Centro da cidade hoje�, explica.

Segundo ela, ao mesmo tempo em que isso acontecia, se instalava a Fábrica Mãe em outro ponto do município â?? na região das glebas â?? o que permitiu que famílias se mudassem para a vila da fábrica também. â??Além de trazer e levar produtos e pessoas, a função do trem era de fazer o transporte da madeira e de tudo aquilo que a fábrica produzia, como o papel e a celuloseâ?, complementa.

Fotos estão espalhadas por todo o memorial. Elas mostram como era Arapoti antes e revelam a Arapoti de hoje. â??Os retratos foram organizados para um evento que fizemos e aí resolvemos deixá-los em exposição permanente. Acho que fizemos o certo porque o que não falta são pessoas aqui olhando e perguntando sobre as imagensâ?, diz a diretora.

Aqueles móveis pesados de antigamente, pouco vistos hoje em dia, feitos de madeira maciça, molas e couro, estão por lá também. E o melhor é que não são somente para se admirar. Quem quiser pode experimentar o conforto das poltronas.

As peças da Prefeitura e da Câmara de Vereadores nos seus primórdios, como máquinas de escrever e aparelho de telefone, mostram um pouco da administração da cidade no passado. Até documentos da época estão enquadrados e viraram patrimônio histórico. â??Nosso memorial é bastante rico em informação. Frenquentemente somos procurados por escolas para que os estudantes possam visitar e fazer trabalhosâ?, comenta.

Um dos objetos que mais chama a atenção do Memorial Capão Bonito, que leva este nome em homanagem à localidade rural bastante próspera da cidade, é a máquina de cinema da Fábrica Mãe. â??Para vocês terem ideia de como era grande a vila da fábrica, até cinema tinha. Temos aqui com moradores da cidade alguns dos filmes que eram tansmitidos e faziam sucesso, como os americanos de â??velho oesteâ??â?, conta Valéia. O modelo é champion rolo 35 milímetros e está sendo recuperado para que possa voltar a transmitir sessões de cinema. O memorial tem ainda sala para exposição de artistas da região dos Campos Gerais e também da cidade.

Capacitação em meio da história

A praça, Dona Luiza Possatto Amâncio, onde está localizada a Casa da Cultura, juntamente dos vagões estacionados na linha férrea são o cenário perfeito para a inspiração daqueles que pocuram o local para a realização de cursos. E são vários à disposição: pintura em tela e em pano de prato, decoupage, música com violão e teclado, além de desenho. Eles duram seis meses e ao final todos os participantes recebem certificados. â??Ficamos felizes porque várias das pessoas que passaram por nossas aulas conseguiram colocações no mercado de trabalho e agora possuem rendaâ?, acrescenta Valéria.

Como chegar

O acesso é fácil. A Casa da Cultura fica na praça Dona Luiza Possatto Amâncio, s/nº (antiga estação ferroviária), no Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

335 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.