.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Alunos da rede pública retornarão às escolas no dia 07
Ã? hora de voltar das férias. Ao invés das mochilas de viagem, estudantes e pais devem agora preparar a mochila da escola. Em Arapoti o retorno da Rede Municipal de Ensino está previsto para o dia 07 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) já estima em torno de 2,6 mil matrÃculas realizadas nas sete escolas municipais e três centros de educação infantil. Número equivalente ao do ano passado, que terminou com 2.592 alunos registrados. Nas escolas está tudo pronto para a chegada dos pequenos. Durante as férias a SMECE aproveita para fazer pequenos reparos e melhorar a estrutura dos prédios.
Novidade para este inÃcio de ano letivo foi o chamamento de mais professores para integrar o quadro funcional. Todos provenientes do concurso público realizado pela Prefeitura em dezembro de 2009. São oito novos educadores infantis e cinco professores de ensino fundamental. â??Quem ganha com isso certamente são esses profissionais porque ingressam na Prefeitura como funcionários de carreira, mas os nossos alunos também são beneficiados porque ganham profissionais ainda mais comprometidos com a instituiçãoâ?, acredita o secretário da pasta, Luiz Onofre Gmunder Louzada.
Os estudantes da rede pública de Arapoti ganham todos os anos um kit escolar, benefÃcio que auxilia em casa já que gera economia aos pais. A Prefeitura doa a cada aluno uma mochila, uniforme completo para verão e inverno, tênis, estojo com os utensÃlios necessários para as aulas, além de material didático. â??Já no começo das aulas os estudantes receberão o kitâ?, garante a responsável pelo setor administrativo da Secretaria, Rosilda Maia.
Capacitação
Na semana que vai anteceder a volta das aulas a SMECE proporcionará a â??1ª Jornada de Educaçãoâ? aos professores â?? de 01 a 02 de fevereiro. O objetivo é atender as expectativas dos profissionais de magistério com palestras que vão abordar temas importantes para o cotidiano da escola. Perto de 200 participarão.
â??Consideramos um grande avanço no setor educacional o desafio que temos na formação de docentes da atualidade. Mediante pesquisas pudemos constatar a vontade que o professor tem em aperfeiçoar-se cada vez mais para acompanhar a evolução do que esta ao seu entorno, pois os valores, comportamentos e outros aspectos vivenciáveis estão sempre em processo de evoluçãoâ?, diz Rosilda.
Grandes nomes da área educacional foram chamados para ministrar os encontros. Das 8h30 à s 12h do dia 01 será trabalhado pela palestrante, Ilisabet Pradi Krames, o tema â??Avaliando a competência de quem ensinaâ?. A partir das 13h30, Ligia Klein, falará sobre â??Entender como se aprende para aprender como se ensinaâ?. No dia seguinte o primeiro tema a ser tratado será â??Como interagir com o aluno, conquistando-o para uma melhor aprendizagem â?? psicologia da sala de aulaâ?, por Denize Bernert. A tarde vai começar com â??Indisciplina em sala de aulaâ? com Clay Brites. A jornada termina com um bate papo a partir das 16h sobre â??Bullying na escolaâ?, mediado por Gabriel Perissé. Nos dias 03 e 04 da mesma semana diretores escolares, orientadores e professores retornarão à s escolas e farão o planejamento anual de ensino.
.
.
.
.