.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Exames rápidos de HIV serão ofertados no dia â??Dâ?
Em 1° de dezembro será realizado o Dia Mundial de Combate à AIDS. Arapoti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, montará na ocasião uma estrutura especial para a realização dos exames rápidos de HIV, aqueles em que o resultado sai em apenas 15 minutos. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona na Unidade Materno Infantil, no Jardim Primavera, vai funcionar sem intervalos durante todo o dia para atender a população que deseja fazer o teste. O objetivo da ação é fazer o diagnóstico precoce da doença, para saber desde o perÃodo em que a pessoa vive com o vÃrus e não apenas quando ela já está com a AIDS. A SMS acredita que, desta forma, as chances de melhorar a qualidade de vida do indivÃduo aumentam. Ã? importante salientar que quem procurarem o CTA terão os dados guardados em total sigilo.
â??Geralmente as pessoas têm receio em ir até o centro, seja para conversar sobre doenças sexualmente transmissÃveis ou mesmo realizar o exame. Elas têm medo de que conhecidos a vejam no local ou que suas informações sejam vazadas. Mas nós garantimos que isso não acontece. Os atendimentos são individuais e tudo é feito com o mais absoluto sigiloâ?, declara a responsável pela Vigilância Eipidemiológica (VE) da cidade, Alete Vornes Ribeiro.
O exame é bastante simples. â??Um enfermeiro tira o sangue do paciente e, em seguida, insere o material no kit com reagentes quÃmicos fornecido pelo Ministério da Saúdeâ?, conta Alete. De acordo com ela, o CTA de Arapoti tem hoje 19 pacientes soropositivos em tratamento. Outros quatro são portadores da doença. â??A nossa estimativa é de que, na cidade, para cada portador do HIV, existem cinco pessoas suscetÃveis à doençaâ?.
Alete diz que das enfermidades transmitidas por meio do sexo, a AIDS é a mais perigosa. Mas existem outras que são comuns e requerem cuidados. â??O vÃrus HPV, conhecido também por papilomavÃrus ou â??crista de galoâ??, é facilmente contraÃdo, assim como a sÃfilis e a gonorréia, que são doenças milenaresâ?.
A responsável pela VE conta que a possibilidade de uma pessoa contrair o HIV é muito maior quando já possui outra doença sexualmente transmissÃvel. â??Por isso queremos divulgar o CTA cada vez mais, para que as pessoas se tornem nossas parceiras, fazendo acompanhamento e nos ajudando a divulgar os serviços que prestamos a parceiros e amigos. Queremos prevenção mesmoâ?.
Ela lembra que por mais que no dia 1° seja o dia â??Dâ?, o CTA realiza diariamente os exames de HIV. O horário de atendimento é das 7h30 à s 9h. â??Como nas unidades de saúde dos bairros, no CTA nós também distribuÃmos preservativos e folders. Queremos que a população sempre esteja bem informada sobre os cuidados que precisam ter nas relações sexuaisâ?.
.
.
.
.