Cultura - Segunda-feira, 12 de Julho de 2010

Arraiá do CAPS auxilia no tratamento de pacientes

Bastou entrar na sede do Centro de Atenção Psico Social de Arapoti (CAPS), na tarde da sexta-feira (09), para sentir a alegria dos pacientes ao realizar mais uma festa julina. O â??Arraiá do CAPSâ? exigiu dois meses de preparação, entre decoração, ensaio da quadrilha e do casamento caipira â?? momentos por demais esperados no decorrer da festa, especialmente pelos familiares, que queriam ver o desempenho dos atendidos na instituição. E correu tudo muito bem, apesar do nervosismo dos envolvidos nas apresentações. O prédio foi totalmente ornamentado com bandeirinhas e bonecos. Além disso, foi postada uma mesa farta de guloseimas típicas dessas festas de meio de ano. A produção dos quitutes teve o apoio da Prefeitura Municipal na doação dos ingredientes. Tudo foi produzido na cozinha da própria instituição. De acordo com os dirigentes do CAPS, o evento é um momento de socialização do grupo, o que ajuda no processo de acompanhamento da clientela que procura por ajuda no local.

A primeira programação do dia foi jogar bingo. Depois vieram as brincadeiras como argola e pescaria. Todos os brindes entregues como prêmios foram doados pelo comércio da cidade, que sempre se mostra bastante participativo. â??Fizemos questão de chamar todos os familiares de cada paciente. Ã? realmente um momento de participação de todos, quando queremos ver juntas as famílias, conhecendo e aprendendo com pacientes, pais, irmãos, filhos de pacientes. Ã? bom para todos se conhecerem, é bom para o tratamento dos nossos atendidosâ?, diz a coordenadora do CAPS, Andréia Cristina Carneiro.

O prefeito, Luiz Fernando De Masi, foi um dos convidados da festa. â??Este tipo de evento é muito importante, crianças adoram, adultos também, mas para essas pessoas que freqüentam o CAPS vemos que tem algo de especial. A alegria deles nos contagia e com certeza só faz bem ao seu tratamentoâ?, declara. A psicóloga do local, Glória Maria Alves Carrielo, concorda. â??Este evento é uma terapia, pois todos eles nos ajudaram desde a criação da decoração até os ensaios e apresentações das danças. Eles participaram de todo o processoâ?, ressalta.

Sidiléia Ferreira de Melo tem 28 anos e é uma das pacientes intensivas. Todos os dias sai de Calógeras, distrito há 20 quilômetros da região urbana de Arapoti, onde mora, para ir ao CAPS. Ela foi a escolhida para interpretar a noiva do dia. â??Eu fiquei muito feliz quando me escolheram por que é uma coisa que eu sempre quis, casar, nem que seja de mentirinhaâ?, conta. Bem humorada, ela brinca e complementa. â??Esse noivo não pode escapar de mim, pois já estou grávida de 12 meses deleâ?. Ela é bastante atuante, participa do grupo fixo de dança e também faz os cursos de bordado, pintura em vidro, joga vôlei e realiza todos os acompanhamentos de saúde necessários, como com psicóloga, por exemplo.

Em resposta a então noiva, o noivo, Edson Carlos de Oliveira, de 37 anos, diz: â??Sou bastante amigo da Sidiléia, por isso, fiquei bastante contente de ser no noivo dela. Mas eu não a engravidei não, a barriga é falsaâ?, diz ele sorrindo em meio à folia da festa. Ele também comenta que gosta muito de ir ao CAPS, participa de partidas de futsal e de alguns cursos também.

O CAPS de Arapoti possui um total de 190 pacientes atualmente. Na categoria intensivos, aqueles que vão até a instituição todos os dias, são 27. Semi intensivos, que participam de atividades e consultas médicas com mais folga na semana somam 47. E os não intensivos, que comparecem esporadicamente chegam a 116. O vereador, Marino Carlos de Gouveia, também presenciou ao Arraiá do CAPS.