Cultura - Terça-feira, 06 de Julho de 2010

Campos de serragem recebem times de toda cidade

A serragem dos campinhos de bairro de Arapoti voltaram a ser amplamente remexidas neste fim de semana. Começou no domingo (04) o 3° Campeonato Municipal de Futebol na Serragem, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SMECE). A iniciativa surgiu com o intuito de difundir mais o esporte, proporcionar a prática de exercícios físicos por homens e ainda disponibilizar momentos de lazer para as famílias de jogadores e população, que sempre comparecem para torcer. A cidade possui sete campos divididos nos bairros Aratinga, jardins Leffers e Ceres; e vilas Romana, Humaitá, Nova e Funcionários. A partir de agora até o dia 30 de setembro haverão jogos todos os domingos, sempre em um campo diferente.

No primeiro dia de campeonato foram cinco jogos disputados. Pelo Grupo A o Clube Arapotiense ficou com a melhor: 5 a 4 em cima do Bar do Luiz. O Associação Atlética Arapoti jogou contra o Juventus pelo Grupo B: 4 a 1 para o Associação. O time Vila Nova 1, um dos anfitriões do dia, enfrentou pelo Grupo C o Churupita: 6 a 2 para o Vila Nova . No Grupo D o Humaitá empatou com Os Kara em 3 a 3. E para fechar a rodada, no Grupo E, Os Galáticos venceram o Vila Nova Futebol Clube, também anfitrião, por 9 a 4.

Na primeira fase já surgiram também os artilheiros. Os títulos vão para Denílson Gonçalves, do Os Galáticos, que fez a bola balançar a rede cinco vezes e para o xará, Denílson Marques, do Clube Arapotiente, que está logo atrás com quatro gols.

Para entrar no campeonato cada time teve de entregar, no ato da inscrição, dez quilos de alimento não perecível. O montante será entregue a instituições do município como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Programa de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Arapoti (Pacaa). â??No campeonato temos o cuidado também com a responsabilidade social, que é muito importanteâ?, comenta o organizador, João Carlos Soares, mais conhecido por Faísca.

â??São 30 times inscritos este ano e cada um deles possui 10 atletas. Com isso, temos 300 jogadores envolvidos em nosso campeonatoâ?, diz Faísca. A cada domingo serão cerca de 100 pessoas em campo, já que serão cinco jogos realizados por fim de semana. A premiação é de R$ 500 para o time que alcançar o primeiro lugar, R$ 300 para o segundo e R$ 200 para o terceiro. Medalhas e troféus serão entregues a todos os participantes.

â??A movimentação dos times desde a inscrição até o início do campeonato foi incrível. Ele vem preencher com esporte os domingos da população. Existe também a questão da integração de atletas de vários bairros. Muitos deles vêem estes jogos como uma forma de lazer, já que levam consigo as famílias para torceremâ?, avalia o colaborador da SMECE, Thiago Reddin.

Luiz André Ramos é um dos participantes do campeonato. Ele joga pelo Os Galáticos e quer chegar à final. â??Nosso time é bom. A maioria dos jogadores são jovens e sabem jogar bola bem. Por isso temos uma boa expectativaâ?, revela. Ele vê nos jogos uma opção de diversão para a família. â??Ficamos contentes com esta iniciativa da Prefeitura. Geralmente o fim de semana chega e não temos muitas opções. O campeonato diverte a todos, é uma prática saudávelâ?, finaliza.