Cultura - Quarta-feira, 02 de Junho de 2010

Arapoti recebe dirigentes da AMCG Cultura para reunião

Um almoço na terça-feira (01) deu início à reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais â?? AMCG Cultura, que desta vez aconteceu em Arapoti. O objetivo dos dirigentes é descentralizar os encontros promovendo rotatividade entre os municípios e, com isso, oportunizar visitação às cidades envolvidas. Na pauta do dia dois assuntos lideraram as discussões: a criação da â??Caravana Culturalâ? e a implementação dos conselhos municipais de cultura. Um novo secretário para a entidade foi eleito também, pois o cargo estava em aberto. O escolhido foi Pascoal Santos, da cidade Imbaú. Dos 18 municípios que fazem parte do grupo, poucos compareceram. Estiveram apenas representantes da cidade anfitriã, Reserva, Palmeira, Carambeí, Imbaú e Ivaí.

O projeto â??Caravana Culturalâ??, que já havia sido discutido em outras oportunidades, agora será realizado de fato. â??A ideia é fazer um grande evento no qual todas as cidades que nos integram façam parte. A cada mês a caravana irá acontecer em um município diferente e os demais levarão uma ou mais apresentações típicasâ?, explica o presidente da AMCG Cultura, Rosnei Rodrigues de Oliveira. Para ele, essa ação é importante para incentivar a prática cultural nas cidades, já que ele acredita que alguns municípios do grupo não têm nenhuma atuação no setor. â??A logística vai acontecer da seguinte forma. Cada cidade se responsabilizará em dar o transporte para os seus artistas e o município sede do evento em proporcionar a alimentaçãoâ?, complementa.

A primeira edição da â??Caravana Culturalâ?? já está marcada. Será no dia 18 de setembro na cidade de Imbaú. â??Combinamos de levar na próxima reunião, que será no dia 6 de julho em Ivaí, a lista dos artistas que cada cidade vai levar para a caravana. Já tenho ideia de quem convidar aqui em Arapoti. Temos um grupo de dança muito bom do Colégio Colônia Holandesa e também a banda de rock â??Os Taisâ??, que venceu o nosso Festival Municipal de Bandas, em 2009â?, adianta a diretora de Cultura, Valéria Gouveia.

A implantação dos conselhos municipais de cultura também foi assunto tratado na reunião desta semana. De acordo com o presidente da entidade, hoje, somente Carambeí, Ponta Grossa e Telêmaco Borba tem legislação correspondente e um conselho formado. Imbaú tem lei, mas não tem conselho. â??Aqui em Arapoti nós temos a lei pronta e agora vamos encaminhá-la para a votação dos vereadores. Depois disso vamos formar o nosso conselho tambémâ?, anuncia Valéria. O mesmo acontece na cidade de Piraí do Sul. Os demais municípios da AMCG não possuem nem lei e nem conselho. â??Mais que criar a legislação e o conselho, é necessário implementar ainda um regimento interno, já que é ele quem vai nortear as ações práticasâ?, ressalva Oliveira.

â??Os conselhos de cultura são muito importantes para que a sociedade esteja inserida nas políticas públicas correspondentes e nos ajudem a gerir o setor. Além disso, com o conselho formado, o município poderá criar o Fundo Municipal de Cultura e receber verba proveniente do Governo Federal, a partir do Sistema Nacional de Culturaâ?, revela o presidente.

O secretário de Educação, Cultura e Esporte de Arapoti, Luiz Onofre Louzada, falou na abertura da reunião sobre a importância da atuação na cultura. â??Em nossa cidade o setor tem sido bastante atuante. Já realizamos vários eventos de grande porte, alguns com edição anual e outros esporádicos, em que toda a comunidade é envolvida. Sei também que são nessas reuniões em que idéias surgem, por isso fico feliz em receber a todos em nosso município para discutir as ações que visam o entretenimento, o que é essencial. A população precisa dissoâ?.