Obras - Sexta-feira, 28 de Maio de 2010

Audiência presta contas dos primeiros meses do ano

Com o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais da administração municipal, a Prefeitura de Arapoti realizou na noite da quinta-feira (28) a segunda audiência pública deste ano. Desta vez, o motivo foi a apresentação das finanças no primeiro quadrimestre de 2010. A Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara de Vereadores, composta pelos edis Juarez Antônio Wollz, Clara Isabel dos Santos e Jan Roelof Pot, recebeu as secretarias municipais de Finanças e Contabilidade para a apresentação. A audiência é uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal e deve acontecer pelo menos três vezes ao ano com a participação da população, já que o encontro é uma das formas de atuação popular na administração da cidade. Mas o público, por mais uma vez, não compareceu. Os cerca de 30 presentes foram, basicamente, colaboradores da Prefeitura e da Câmara. O vereador, Ademir Aparecido Moreira, presidente da casa, também esteve presente.

Arapoti pretende arrecadar em 2010 R$ 45,9 milhões. Até abril o montante recebido com receitas de contribuições foi de R$ 221,3 mil â?? a previsão é de que até dezembro o valor seja de R$ 783 mil neste caso. Com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi recebido até então R$ 1,2 milhão, mas até o fim do ano pretende-se arrecadar R$ 3,9 milhões. O primeiro quadrimestre do ano é o que tem menos arrecadação de receita. Um dos motivos disso é o próprio IPTU, que começa a ser pago pelo contribuinte a partir do mês de abril.

De janeiro até abril deste ano a Prefeitura de Arapoti já investiu nas despesas de pessoal â?? folha de pagamento â?? e encargos sociais R$ 281,7 mil. Com as demais despesas, nas quais entram os investimentos realizados como aquisição de motoniveladoras e a realização de novo asfalto â?? na região central â??, recape asfáltico e de pedra irregular â?? no Distrito de Calógeras â??, o total até o momento é de R$ 12,8 milhões. Na saúde as aplicações chegam a R$ 3,7 milhões e com educação, em despesas líquidas, deduzindo os convênios e a merenda escolar, por exemplo, foram gastos R$ 2,4 milhões.

De acordo com o contador da Prefeitura, João Carlos Ribeiro, as despesas nestes primeiros meses do ano foram maiores do que o de costume por conta da aplicação de recursos na reforma de pontes, reparação de ruas e estradas, devido às chuvas que afetaram o município no final do mês de janeiro. â??Somente com isso tivemos gastos na ordem de R$ 500 mil, dinheiro que poderia ser investido não em reparos, mas em novas obrasâ?, conta.