Obras - Quarta-feira, 14 de Abril de 2010

Obras de recape e novo asfalto beneficiam população

Começaram na semanada passada as obras asfálticas da cidade por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado (Secretaria de Desenvolvimento Urbano â?? Paranacidade). Serão investidos ao todo R$ 3,8 milhões â?? grande parte com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano. Além disso, haverá contrapartida da administração municipal no valor de R$ 285 mil. No Centro, Vila Holandesa e no Jardim Ceres serão 16 trechos de ruas e avenidas contempladas, totalizando 11,3 quilômetros. No distrito de Calógeras, localidade há cerca de 20 km da região urbana e onde moram cerca de três mil pessoas, trecho da Rua Orlando Batista Mendes receberá asfalto e nove outras ruas terão pavimentação de pedras irregulares. Isso dá a soma de 3,4 quilômetros de vias beneficiadas no local. Todas elas receberão galerias de água, calçadas, grama, meio-fio e rampa de acesso para cadeirantes, que são itens básicos das obras públicas atuais.

Para o prefeito, Luiz Fernando De Masi, essas obras trarão mais qualidade de vida para a população. â??O novo asfalto vai embelezar a cidade e vai ajudar também na saúde e comodidade das pessoas, pois o pó, por exemplo, vai diminuir significativamenteâ?, diz. Ainda segundo o prefeito, fazia cerca de 24 anos que determinadas ruas e avenidas da região urbana não recebiam intervenção asfáltica tão significativa.

João Dinarte Moreira é morador da Rua dos Expedicionários há 25 anos. A via é a primeira que está recebendo as obras na região urbana. â??Nossa rua estava com muitos buracos, mas agora vai ficar muito boa. Além de ser morador, possuo imóveis de aluguel nela e vejo a satisfação de meus inquilinos ao verem as obras, todos estamos contentes. Os imóveis, com certeza, serão valorizados a partir de agoraâ?, declara. Ele acredita que o novo asfalto beneficirá muito o comércio do trecho que conta com lojas, clínicas, supermercado, academia e dois hotéis. â??O acesso a todos esses locais será facilitado e certamente aumentará o movimento de clientes e consumidoresâ?.

O prazo de entrega das obras é de quatro meses. Em Calógeras os trabalhos também já começaram no promeiro trevo de acesso pela PR 092 â?? Parigot de Souza â?? e movimentam a localidade. â??Como o distrito é um local menor, as obras chamam mais a atenção dos moradores que também estão satisfeitos com os investimentosâ?, diz o secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Ã?verson Amâncio.

De acordo com a Sedu/Paranacidade, desde 2003 foram destinados R$ 7,7 milhões para obras de infraestrutura urbana em Arapoti. Deste total, R$ 5,8 milhões foram direcionados para pavimentação de 17 quilômetros de vias urbanas. Os demais investimentos foram aplicados na elaboração do plano diretor e da planta genérica de valores â?? atualização do valor dos imóveis cadastrados no município, segundo o preço real de mercado â??, e ainda para aquisição de duas motoniveladoras, bem como para a construção de um posto do Bombeiro Comunitário â?? todas ações já concluídas.