.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Festival de artes da Apae encanta público em Arapoti
Uma verdadeira noite de shows, digna dos grandes centros urbanos. Assim pode ser definido o â??VIII Festival Nossa Arteâ??, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que aconteceu na noite da quinta-feira (08). Este ano Arapoti foi escolhida para sediar a fase regional do evento que contou com as Apaes de JaguariaÃva, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Sengés, Siqueira Campos e Wenceslau Braz. Diversos espetáculos foram apresentados por alunos dessas instituições em sete modalidades: artes cênicas, dança, dança folclórica, música, artesanato, artes visuais (pintura e escultura) e artes literárias. O Ginásio de Esportes Chapelão foi totalmente repaginado, recebeu decoração especial que surpreendeu os presentes.
Quem abriu o evento foi o grupo de dança â??Despertarâ??, da Apae de Ibiporã, região norte do Paraná. Há vários anos eles conquistam a primeira colocação da categoria em nÃvel nacional. O senador Flávio Arns esteve presente e falou sobre a valorização do talento destas crianças. â??A arte, para qualquer ser humano, é um instrumento poderoso para o desenvolvimento fÃsico e intelectual. Isso gera independência para a sociedade e, de maneira especial, à s crianças com algum tipo de deficiência. Um evento como este mostra a capacidade que elas têm em se mostrarem e apresentarem seus talentos numa competiçãoâ?.
Nas apresentações, foi possÃvel notar a preocupação que as equipes tiveram com a excelência. Os figurinos foram ricamente produzidos assim como as maquiangens e a produção musical e de iluminação. Houve tamtém o olhar para os colonizadores da região que formam o Norte Pioneiro do estado. Imigrantes poloneses e holandeses foram lembrados atrés de suas danças tÃpicas
Para a Apae de Arapoti foram meses de muito trabalho para receber o festival. Além de preparar suas equipes de alunos para as mostras de artes visuais â?? que aconteceram durante a tarde do mesmo dia no Colégio Positivo â?? e os grupos de música e de danças para as apresentações, tinham de cuidar também de toda a estrutura do evento. â??Este festival só acontece a cada três anos e voltará para a nossa cidade daqui a bastante tempo, já que todas as cidades sede de Apaes têm o direito de realizá-lo. Receber este festival mostra que a nossa Apae tem todas as condições de realizar grandes acontecimentos e isso nos deixa muito felizesâ?, diz o presidente da instituição, Célio Mariussi, que está à frente da Apae da cidade há seis anos.
O aluno da Apae de Siqueira Campos, Daniel Jaime, levou o primeiro lugar da categoria â??músicaâ??. Ele interpretou a canção â??Amor Perfeitoâ? â?? a qual treinou durante 11 meses â?? e emocionou os cerca de 300 presentes no ginásio. O jovem mesclou a apresentação cantando a letra em português e hebraico. â??Ã? emocionante ganhar este prêmio, mesmo que seja ainda a etapa regional. Vamos agora com mais garra ainda para Curitiba tentar a classificação para a finalâ?.
O presidente da Federação das Apaes do Paraná, José Turozi, gostou tanto das apresentações que queria classificar todas elas para a etapa nacional, que acontecerá no estado do Rio Grande do Sul. â??Essas escolas nos mostraram que estão em um excelente processo de inclusão da arte. Gostaria muito que todos eles pudessem ir para as etapas seguintes em Curitiba e na cidade de Bento Gonçalves, para a edição nacional do evento. Todos são dignos disso, fizeram excelentes trabalhos, mas infelizmente existe uma classificação e temos de respeitar issoâ?, diz. Segundo ele, o evento faz parte dos projetos da federação que prevêem inclusão à arte.
O evento só foi possÃvel acontecer no municÃpio por causa da participação dos patrocinadores que acreditam no trabalho da Apae e investem no desenvolvimento intelectual de seus alunos. Somente para a produção da etapa regional foram gastos cerca de R$ 20 mil. Em Arapoti fazem parte do grupo a Cooperativa Agroindustrial (CAPAL), Cooperativa de Eletrificação Rural (CERAL) e a comunidade como um todo. Também apoiaram a iniciativa a Prefeitura, na estrutura e divulgação do evento, e as rádios Cidade Fm e Arapoti AM.
.
.
.
.