Obras - Quarta-feira, 31 de Março de 2010

Provopar faz bazar e levanta recursos para programas sociais

Começou na manhã desta quarta-feira (31) o â??Bazar Provoparâ?? de Arapoti. A iniciativa acontece por conta da doação de três lotes de mercadorias oriundas do Programa do Voluntariado Paranaense â?? Provopar Estadual, que por sua vez recebeu os produtos que foram apreendidos pela Receita Federal. De acordo com a instituição do município, os objetos chegaram durante 2009 e foram guardados para que este ano pudessem ser vendidos à população por um valor abaixo do de mercado. No espaço montado na Rua Moisés Lupion, n° 470 â?? Centro (cedido gratuitamente pelos proprietários), é possível encontrar moletons, capas de chuva, sombrinhas e guardas chuva, eletrônicos como rádios de mão e aparelhos de telefone, além de uma infinidade de brinquedos como carrinhos e bonecas. Toda a verba recolhida na ação, que dura até o dia 09 de abril â?? de segunda a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 13h às 17h â?? será destinada às obras assistenciais que o Provopar promove na cidade.

â??Nós disponibilizamos para a população de nosso município diversos cursos de geração de renda como o fuxico, que é feito em parceria com o programa Bolsa Família, aulas de artesanato, crochê, tricô e pintura que acontecem na sede do CRAS, na Vila Humaitá e no Distrito de Calógerasâ?, conta a presidente do Provopar Arapoti, Sueli Possatto de Masi. Além destes cursos, a instituição possui o projeto â??Aconchegoâ??, que ensina mulheres grávidas a cuidarem dos filhos e distribui enxoval com cobertor, banheira, fralda, entre outros.

De acordo com Sueli, existe ainda o curso de costureira e operador de máquina industrial, que profissionaliza as pessoas e aumentam suas chances de inserção no mercado de trabalho. â??Vários alunos destes cursos já estão trabalhando. E saber disso, é o melhor retorno que podemos ter. Nos deixa felizâ?, diz ela.

Também fazem parte das atividades do Provopar a distribuição de leite às crianças desnutridas, de fraldas geriátricas aos idosos e demais pessoas que necessitam, material de construção para situações de emergência como quando ocorreram as chuvas no final de janeiro último que afetaram a cidade, além da documentação pessoal. â??Somente no último evento do â??Dia Internacional da Mulherâ?? fizemos 45 Carteiras de Identidade (RG) e produzimos mais de 100 fotos para documentos, como carteira de trabalhoâ?, conta a presidente do Provopar.

Já na estreia do bazar, a movimentação foi grande. Dezenas de pessoas garantiram as compras no primeiro dia, assim como fez a funcionária pública Taiane Martins de Oliveira, que levou a afilhada para escolher alguns brinquedos. â??Achei muito bacana a ideia deste bazar. Além de ser uma forma de ganho para o Provopar, que poderá investir ainda mais em suas ações junto à comunidade, proporciona àquelas pessoas mais carentes, que muitas vezes não têm condições de comprar um presente para os filhos, a oportunidade de fazer um mimo às criançasâ?, declara. As compras no local só podem ser realizadas com pagamento à vista e em dinheiro.