Cultura - Terça-feira, 30 de Março de 2010

Apae de Arapoti se prepara para sediar festival de arte

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Arapoti foi escolhida este ano para sediar a fase regional do â??Festival Nacional Nossa Arteâ?? que acontece de três em três anos. Em 2010, a iniciativa chega a sua 8ª edição e tem como um dos objetivos principais a socialização dos alunos por meio da expressão artística. O evento, que se realizará no dia 08 de abril, é uma maneira de dar espaço para essas crianças e jovens mostrarem os talentos dentro de uma competição. Pessoas que já tiveram a oportunidade de assistir a algum desses festivais, dizem que são verdadeiros espetáculos. Participarão da etapa em Arapoti as Apaes de Jaguariaíva, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Sengés, Siqueira Campos e Wenceslau Braz. A Prefeitura Municipal de Arapoti é uma das grandes apoiadoras, ajudando a organização na estrutura e divulgação do evento.

O â??Festival Nossa Arteâ?? reunirá cerca de 150 alunos em Arapoti. Na abertura, se apresentará o grupo de dança â??Despertarâ??, da Apae de Ibiporã, região norte do Paraná. Este grupo é um exemplo de superação, segundo os organizadores. Há vários anos consecutivos eles alcançam a primeira colocação da categoria na edição nacional do evento. Hoje, bastante conhecidos no meio, possuem agenda para apresentações e são remunerados em muitas ocasiões. â??Este pessoal serve de espelho para todos que atuam dentro do festival da Apae. E é isso que queremos também, que esses alunos sejam reconhecidos nacionalmente pelo trabalho que executamâ?, declara o coordenador nacional de Artes da Federação das Apaes, Francisco dos Santos Marcos.

Curiosidade à parte, é que um concurso de cartazes entre os alunos participantes antecedeu à etapa regional do festival deste ano. Os desenhos campeões foram impressos em todo o material de divulgação do evento â?? mais uma forma de prestigiar a arte ensinada na Apae.

Ao todo são sete modalidades que podem receber até cinco inscrições de cada instituição: artes cênicas, dança, dança folclórica, música, artesanato, artes visuais (pintura e escultura) e artes literárias. â??Até oito anos atrás os nossos alunos não possuíam um espaço para demonstrar sua arte e sua potencialidade. E com a chega do festival se abriu este espaço. Por isso, convido toda a população para que compareça aos locais onde estarão os trabalhosâ?, diz Marcos.

As apresentações se dividirão em dois endereços no dia 08.  As classificadas como gêneros expositivos (artesanatos e artes visuais) poderão ser visitadas no Colégio Positivo â?? localizado na Rua das Rosas, n° 01, Residencial II, a partir das 13 horas. Os gêneros de palco (artes cênicas, danças, música) serão apresentados a partir das 19h30 no Ginásio de Esportes Chapelão, na Rua Crisântemos, também no Residencial II. Em ambos os casos a entrada é franca.

Avaliação

Dentro das modalidades disputadas existem critérios de avaliação específicos. Na dança, por exemplo, são levados em consideração aspectos como ritmo, animação, figurino e harmonia. O corpo de jurados é composto por três profissionais ou conhecedores da área em cada modalidade. E a avaliação, contudo, é direcionada à qualidade do trabalho em si. â??São levados em consideração os aspectos técnicosâ?, enfatiza Marcos. â??Em nenhum momento os integrantes das equipes ganham nota por conta de uma suposta superação da deficiência que apresentamâ?, complementa.

Premiação

Todas as Apaes que participam recebem certificado e os alunos medalhas, além da experiência de um intercâmbio cultural coletivo. Já as equipes ganhadoras ganham também troféus. Mas quem alcança os primeiros lugares é contemplado ainda com viagem até Curitiba para a etapa estadual do evento. Lá permanecem por quatro dias em hotel, o que proporciona algo fora da rotina dessas pessoas com a oportunidade de conhecer uma cidade grande e se apresentar em palco profissional como no Teatro Guaíra. Mais que isso, quem passar para a etapa nacional irá conhecer a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, com tudo pago, além da chance de receber ainda mais condecorações.

Amigos da Apae

O evento só é possível por causa da participação dos patrocinadores que acreditam neste trabalho e investem no desenvolvimento intelectual desses alunos. Somente para a produção da etapa regional são gastos cerca de R$ 20 mil. Em Arapoti fazem parte do grupo a Cooperativa Agroindustrial (CAPAL), Cooperativa de Eletrificação Rural (CERAL) e a comunidade como um todo. Também apóiam a iniciativa junto da Prefeitura as rádios Cidade Fm e Arapoti AM.

Rompendo barreiras

Há dois anos o festival da Apae foi melhorado. Nas cidades grandes, especialmente capitais de todo o Brasil, as apresentações do festival que não necessitam de grande estrutura física são aproveitadas e levadas para as ruas, praças, parques e centros comerciais, para que o público em massa tenha acesso. â??Buscamos sempre, de uma forma ou de outra, a participação da comunidade no festivalâ?, finaliza o coordenador.