Cultura - Quarta-feira, 24 de Março de 2010

Saúde de Arapoti trabalha no combate à tuberculose

Dia 24 de março foi o â??Dia Mundial de Mobilização Contra a Tuberculoseâ?. Em Arapoti, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou na ocasião uma campanha para detectar possíveis portadores da doença. Centenas de panfletos estão sendo distribuídos nas unidades de saúde com informações básicas de prevenção e cura. Spots em rádio e entrevistas ao vivo também alertaram sobre os perigos da doença que, se não for tratada corretamente, pode levar o indivíduo à morte. A Unidade Materno Infantil é o centro de referência da doença no município. Lá existe uma equipe preparada para atender àqueles que precisam deste atendimento todas as segundas-feiras das 7h30 às 11h30. Mas é possível também procurar por consulta nas unidades de saúde a qualquer momento. A tuberculose é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, causando tosses carregadas e contínuas. Mas a doença também pode se manifestar em outras áreas do corpo como ossos, rins e nas meninges â?? membranas que envolvem o cérebro. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o Brasil é um dos 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose do mundo.

Arapoti possui um índice considerável de pessoas com a doença. Em 2008 a incidência foi de 37/100 mil pessoas e, em 2009, o número baixou para 25/100 mil. Mas de acordo com a responsável pelo setor de Epidemiologia da Prefeitura, Alete Vornes Ribeiro, este ainda é um índice alto. â??Precisamos reduzir muito este número. Por isso estamos começando esta campanha que vai durar até o fim do ano para identificarmos as pessoas doentes e tratá-lasâ?, diz. E complementa. â??A partir do momento em que uma pessoa começa o tratamento é de extrema importância que ela não o interrompa, pois se o indivíduo parar de tomar a medicação, na hora em que voltar ao tratamento, a bactéria poderá estar resistente a ele e aí não teremos o efeito necessárioâ?.

A pessoa que apresentar tosse produtiva (com catarro) por três semanas ou mais deve imediatamente procurar por uma unidade de saúde. De lá, o paciente será indicado para fazer uma baciloscopia para examinar o catarro. â??Este é um exame simples e gratuito, disponível na rede pública de saúde a qualquer momentoâ?, comenta Alete. Mas, de acordo com ela, as pessoas devem ficar atentas a outros sintomas da doença. â??Ã? preciso que acompanhem a evolução dessa tosse que pode vir a apresentar pus ou sangue, além de cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza e prostraçãoâ?.

Ainda segundo Alete, os casos mais graves apresentam dificuldade na respiração, eliminação de grande quantidade de sangue, colapso no pulmão e acúmulo de pus na pleura â?? membrana que reveste o pulmão. â??Caso haja o rompimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica tambémâ?, acrescenta.

A transmissão da tuberculose ocorre de forma direta, de pessoa para pessoa. â??O doente expele ao falar, espirrar ou tossir gotículas de saliva que contêm o vírus e se houver alguém próximo a essa pessoa é possível que esta seja contaminadaâ?, diz Alete. Pessoas com Aids, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes são mais propensos a contrair a doença, segundo informa o site do MS.

Para a prevenção da tuberculose é necessário imunizar crianças de até quatro anos â?? obrigatoriamente as menores de um ano â?? com a vacina BCG. Deve-se também evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar os objetos das pessoas contaminadas.