Cultura - Quinta-feira, 04 de Março de 2010

Dia da Mulher terá atrações culturais e cidadania

Por mais uma vez as secretarias municipais da Prefeitura de Arapoti se unem em prol de um objetivo. Desta vez, a ação conjunta realizada entre Educação, Cultura e Esporte; Assistência Social; e Saúde, juntamente do Provopar, é para as comemorações ao Dia Internacional da Mulher, no dia 08 próximo. Como de costume, diversos serviços serão oferecidos na ocasião para a população feminina carente como corte de cabelo, pintura de unha e a confecção de documentos pessoais. Para a noite, o tradicional desfile de moda vai trazer a coleção outono/inverno do comércio de vestuário local, momento sempre muito esperado na festa. A praça Luiza Possatto Amâncio vai sediar o evento já que está localizada na região central e facilita o acesso das participantes. A estimativa é de que mais de 300 mulheres passem pelo local nesta edição.

â??Teremos muitas atividades à disposição das participantes durante todo o dia. Além de corte de cabelo e pintura de unha, daremos cursinhos relâmpagos de artesanato com biscuitâ?, diz Salete Melo, responsável pelo setor de Eventos da Prefeitura. Mas a saúde da mulher também será pauta. Tendas serão montadas para orientar sobre doenças que atingem este público, inclusive as sexualmente transmissíveis, além de dicas para a prevenção da gravidez indesejada. â??Nosso objetivo é proporcionar um dia agradável, em que a mulher seja valorizadaâ?, acrescenta Salete.

De acordo com ela, o evento conta com a ajuda de grandes parceiros. São profissionais que deixam de atender por um dia em seus consultórios, salões e lojas para se dedicarem à cidadania. â??Eles são fundamentais. Proporcionam de forma gratuita serviços que, infelizmente, muitas vezes essas mulheres não têm condições de pagarâ?.

Ã? fato que a satisfação de quem atende às participantes é grande, pois todos os anos esses parceiros procuram a equipe organizadora para ajudar. A manicure Silmara Matos Sampaio é um exemplo disso. Há vários anos participa da iniciativa. â??Tenho uma alegria muito grande em poder proporcionar meu serviço a essas mulheres. Faço cerca de 70 unhas a cada ediçãoâ?.

Documentos pessoais

Uma das marcas da festa que comemora o Dia Internacional da Mulher em Arapoti é a cidadania. Tradicionalmente, é ofertada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Provopar a oportunidade de liberar gratuitamente documentos pessoais como Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Mas este ano tem novidade. Além desses dois documentos essenciais na vida de uma pessoa, estará à disposição das mulheres a confecção da Carteira de Trabalho. Mas é necessário ficar atendo aos horários, pois, para estes serviços, os atendimentos serão somente das 10h às 17h e só podem participar o público feminino carente.

Para quem tem interesse em fazer o RG basta comparecer até a praça munido do seguinte documento: certidão de nascimento ou de casamento â?? original e uma cópia. As fotografias serão tiradas na hora, mas se a pessoa já tiver alguma 3x4 de sua preferência, poderá levá-la ou ainda comparecer desde já no CRAS e adiantar as fotos (Rua Telêmaco Carneiro, n° 362 â?? Centro). A emissão será somente da primeira via do documento. Crianças e adolescentes de 12 a 17 anos terão de comparecer juntamente do responsável legal.

Aquelas que precisam fazer o CPF também deverão se apresentar com certidão de nascimento ou de casamento â?? original e uma cópia. O Título de Eleitor também serve. Tanto a primeira quanto a segunda via poderão ser tiradas no dia. O documento será feito em parceria com a unidade da Caixa Econômica Federal de Arapoti. â??Para a Carteira de Trabalho é necessário que elas tragam uma das certidões, seja de nascimento ou de casamento, ou ainda o RGâ?, diz a secretária de Assistência Social, Nalinle Romero. As fotografias da Carteira de Trabalho serão feitas no local ou também podem ser adiantadas no CRAS. Para quem tiver com as certidões de nascimento ou de casamento rasuradas ou mesmo as tenha perdido, a orientação é que se dirija até o CRAS para fazer outra via gratuitamente antes do dia 08.

Programação noturna

Faz parte das atrações, à noite, o tradicional desfile de moda que vai apresentar as tendências para os próximos meses. Ele está previsto para iniciar às 19 horas. Serão 11 lojas que vão passar pela passarela com moda infantil, jovem e adulta. Farão parte também as demonstrações de sapatos, cabelos e maquiagem.

A noite reserva ainda apresentações culturais com o grupo de dança Cidade Proibida, de Curitiba â?? com apresentações do musical Chicago; do grupo Gáfera, do Colégio Colônia Holandesa da cidade e de dança aeróbica, com alunas de uma academia do município; além das brincadeiras com sorteio de brindes.