Obras - Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2010

Depois da chuva, assistência à população é prioridade

A chuva do último fim de semana causou destruição em todo o Norte Pioneiro do Paraná. E em Arapoti não foi diferente. Ruas foram alagadas, lagos e tanques receberam tanta água que não suportaram e arrebentaram, pontes foram levadas embora pela enxurrada e até um trecho da PR 239, que liga Arapoti a Ventania, desapareceu em meio ao grande volume do Rio Tigrinho. No entanto, mesmo enquanto a chuva caía, a Prefeitura Municipal acionou equipes das suas secretarias para começar os atendimentos à população. Na noite de sábado para domingo, por exemplo, foi grande o volume de doações de alimentos para a Secretaria de Assistência Social (SMAS) encaminhar aos desalojados. Assim que o domingo amanheceu, entrou em ação também a Secretaria de Infraestrutura (SMI) que colocou máquinas e tratores para trabalhar, primeiramente, na reabertura de estradas encobertas por lama.

Arapoti conta com a Comissão Municipal da Defesa Civil. Por isso, a partir do momento em que foram constatados danos decorrentes da chuva, a cidade começou a percorrer as diretrizes do grupo. Primeiramente foi emitido e aprovado pela Defesa Civil o Nopred â?? Notificação Preliminar de Desastres. O documento conta, de forma global, danos ocorridos em incidentes naturais. â??Em seguida começamos a desenvolver um outro documento que enfoca os danos materiais, mas agora de forma mais detalhada, inclusive com fotosâ?, conta o chefe de Gabinete de Arapoti, Daniel Pereira Azevedo. â??Nosso setor de Comunicação passou três dias percorrendo os pontos e fotografandoâ?, complementa.

O documento a que ele se refere é o Avadan â?? Avaliação de Danos, e será encaminhado aos governos estadual e federal nesta quinta-feira (4). O objetivo principal é pedir ajuda financeira para o município. â??Equipes das nossas secretarias também percorreram os pontos que sofreram destruição para elaborar este documentoâ?, completa. Lá estará explicado o valor estimado do prejuízo no município e os projetos de restauração de pontes, bueiros e valas, entre outros. Após o documento estar pronto, o município vai decretar estado de emergência.

Durante o último domingo (31) o governador Roberto Requião, o deputado estadual Alexandre Curi e do secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, estiveram na cidade e visitaram algumas áreas prejudicadas pela chuva. Em seguida foram para outros municípios do Norte Pioneiro. Já na manhã desta terça-feira (02), quem esteve em Arapoti foi o senador Flávio Arns. Em reunião no gabinete com o prefeito, Luiz Fernando De Masi; com o vice prefeito, Edson Santos; secretários municipais e vereadores, ele se colocou à disposição para ajudar. â??Assim que concluírem o Avadam, peço para que me encaminhem cópia porque vou auxiliá-los nos trâmites em Brasília para que a ajuda chegue o quanto antesâ?.

Trabalho de campo

Além da Prefeitura, trabalham intensamente desde o fim de semana a corporação de bombeiros da cidade. O sargento Edmilson Máximo da Rosa lidera a equipe. â??A malha viária na região urbana de Arapoti foi bastante danificada e as pontes na zona rural que não foram levadas pela chuva estão comprometidasâ?, diz.

A secretária de Assistência Social, Náli Romero, contabiliza 77 famílias prejudicadas pelo temporal na cidade. De acordo com ela, deste total, oito famílias com 19 pessoas ao todo, estão abrigadas no Centro de Convivência do Idoso, temporariamente. As 69 restantes estão desalojadas ou deslocadas por conta de danos nos imóveis.

Na tarde da segunda-feira (01) uma ação conjunta entre o Corpo de Bombeiros e a SMAS foi até o Bairro Rural Loteamento. Ã? que no local existem famílias que estão ilhadas. As pontes que davam acesso foram levadas pela água. â??Nós fomos até lá para ver em que condições estão essas pessoas e ver do que estão precisandoâ?, conta o sargento. Náli declara que â??foram entregues a eles roupas, cestas básicas, colchões e cobertoresâ?.

A secretária agradece pela ajuda recebida até o momento. â??Somos muito gratos a todos aqueles que nos prestaram ajuda durante o fim de semana. Recebemos muitas doações de pães, leite, marmitas. E essa ajuda foi fundamental naquele momento em que abrigamos várias pessoas no Centro de Convivência do Idosoâ?.

A SMI está à todo vapor na recuperação dos pontos danificados. â??Estamos restaurando os acessos ao Bairro Aratinga já que um foi totalmente destruído e outro está funcionando em meia pistaâ?, conta o responsável pela pasta, Everson Amâncio. Ele diz também que a Secretaria já está trabalhando nas sete pontes que foram levadas pela enxurrada ou que tiveram a estrutura comprometida, além da atuação nas valas e bueiros danificados. Ainda segundo ele, oito caminhões, quatro patrolas e uma retro-escavadeira estão trabalhando na demanda.

AMCG faz campanha

Foi lançada na manhã da quarta-feira (3) a campanha â??Os Campos Gerais por Arapotiâ?. A iniciativa faz parte da ajuda às cidades de Sengés e Jaguariaíva, que também tiveram prejuízos. Os donativos em Ponta Grossa devem ser entregues na sede da AMCG, na Rádio Jovem Pan ou nas lojas Mercados Movéis. Em Tibagi as doações podem ser deixadas na Defesa Civil. Já em Arapoti os pontos são a Secretaria de Assistência Social, CRAS, Rádio Cidade e loja Mercado Móveis. Para mais informações ligue (42) 3225-1398.