.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 19 de Janeiro de 2010

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

â??Pequeno Cidadãoâ? diminui risco de mortalidade

â??Pequeno Cidadãoâ? diminui risco de mortalidade


â??Pequeno Cidadãoâ? diminui risco de mortalidade

Desde agosto passado todos os pequenos que nascem em Arapoti, independente da classe social, contam com um programa que tem como objetivo a redução de riscos de adoecimentos e de mortalidade no período em que saem do hospital e vão para casa. O â??Pequeno Cidadãoâ?, desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e também do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), realiza levantamento de risco biológico, neonatal, sócio econômico e comportamental da mãe do bebê. Depois disso, emite um prontuário sobre o risco de vida da criança, que é encaminhado à Unidade de Saúde e ao hospital. E é por meio deste documento que são solicitadas ações junto às secretarias envolvidas para eliminar os riscos de vida do neném.

A iniciativa é coordenada pela enfermeira da Unidade Materno Infantil, Emilaine Gregório Klichowski. â??Hoje vemos que a parceria entre as duas secretarias deu muito certo. Logo que a criança sai do hospital, começa a receber nossas visitas e também dos agentes comunitários de saúde, em casa. Damos informações sobre cuidados de higiene com o recém nascido; aleitamento materno; e precauções no resguardo, na alimentação e higiene da mãeâ?, conta. De acordo com Emilaine, se nas visitas for constatado risco de vida da criança, a mesma é encaminhada para acompanhamento mais rigoroso junto aos profissionais de saúde e de assistência social.

O â??Pequeno Cidadãoâ? veio como um auxílio ao Programa Saúde da Família (PSF). Ele potencializa o atendimento direto nas residências onde existem bebês. â??As áreas de abrangência das equipes PSF são grandes, então entramos como um apoio a elas. Nosso papel é vigiar para protegerâ?, finaliza. As crianças continuam a ser visitadas pelo PSF até ter um ano de idade. O Projeto também vai de encontro aos passos preconizados pelo Programa Nascer no Paraná, da Secretaria de Estado da Saúde.

309 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.