Obras - Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010

Novos veículos vão otimizar serviços municipais

Já estão em Arapoti as duas novas motoniveladoras adquiridas pela Prefeitura Municipal por meio de financiamento no Paranacidade, organização vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, do Governo do Estado. A liberação de R$ 852 mil para a compra das máquinas foi feita pelo secretário e superintendente do órgão, Forte Netto, dentro do Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos Rodoviários para Municípios do Estado do Paraná (Promap). As máquinas estão em exposição no espaço onde funcionou até dezembro o Parque do Papai Noel, no Centro Cívico.

Arapoti já contava com quatro motoniveladoras, mas uma delas está em manutenção e as demais, por serem mais antigas, não podem ser utilizadas em sua capacidade total. Por isso a aquisição das novas máquinas. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Ã?verson Amâncio, os serviços serão otimizados a partir de agora com as cinco máquinas. â??Poderemos atender mais demandas ao mesmo tempo e isso vai facilitar bastante o dia-a-dia. Quem ganha com isso é a populaçãoâ?, comemora.

Além de abertura e manutenção de estradas rurais, as máquinas são utilizadas em serviços de terraplanagem. â??Certamente elas vieram em boa horaâ?, diz Amâncio. Segundo ele, as motoniveladoras devem entrar em funcionamento já na próxima segunda-feira (18).

Nova ambulância também já foi entregue

Nesta mesma semana em que a Secretaria de Infraestrutura recebeu as máquinas, a Secretaria de Saúde festejou a chegada de nova ambulância, também proveniente do Governo do Estado. De acordo com o secretário da pasta, Luiz Antônio Bispo, o veículo, totalmente equipado com os aparatos necessários para socorro a vítimas de acidentes, será utilizado no transporte de pessoas acamadas para as unidades de saúde do município e também fora dele. Arapoti conta agora com quatro ambulâncias.

Para Bispo, o pronto socorro móvel vai agregar benfeitorias ao setor de saúde de Arapoti. â??Agora podemos dar um suporte maior aos nossos pacientes e, com isso, vamos melhorar ainda mais os serviços de saúdeâ?, diz.

�ltimas ações desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado.

Há pouco aconteceu a recuperação da Rodovia Parigot de Souza nos trechos que ligam Jaguariaíva a Arapoti. Existe também a reforma desta rodovia no segmento entre Arapoti e o distrito de Calógeras, que já teve o início das obras. Na â??Escolinha do Governoâ?? foi financiamento no valor de R$ 4 milhões para recapeamento asfáltico, pavimentação de asfalto e de pedras irregulares para a cidade, totalizando mais de 13 quilômetros em obras. Existe ainda a construção de duas escolas, sendo uma estadual e outra municipal â?? esta que já está pronta para ser licitada e funcionar no bairro Aratinga; e ainda as vindas da Biblioteca Cidadã e do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, que logo serão edificados.