Cultura - Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2009

Papai Noel chega a Arapoti na segunda-feira

Preservar a magia e tradição do Natal, proporcionando o acesso da população a um mundo de sonhos que encanta desde os pequenos até os adultos. Com este objetivo é que todos os anos a Prefeitura Municipal de Arapoti constrói, no Centro da cidade, o Parque do Papai Noel â?? estrutura que abriga a casa do bom velhinho, presépio vivo, trenó em tamanho gigante e um palco onde são apresentados altos de Natal. O dono do local, que remete ao Pólo Norte, chega no próximo dia 07 (segunda-feira), às 19h30, após passear por toda a cidade à bordo do caminhão da Defesa Civil, avisando à todos sua chegada.

A casa do Papai Noel é dividida em quatro espaços e todos podem ser utilizados como cenário para as fotografias dos visitantes. O primeiro deles é a sala onde o anfitrião recebe os convidados e distribui doces. O próximo cômodo é o quarto que divide com a Mamãe Noel. Em seguida vem a cozinha repleta de quitutes preparados pela esposa do bom velhinho. No lado externo da casa está a varanda que circunda a casa. Lá se pode ver o casal em diversas situações como dormindo na rede, sentados na cadeira de balanço e até dançando.

â??A procura pelo parque é sempre grande. Os pais, tios, avós sempre fazem questão de trazer as crianças para este mundo mágico que é o Natalâ?, diz Salete Melo, responsável pelo setor de eventos de Arapoti. De acordo com ela, o local vai funcionar diariamente até 24 de dezembro, sempre das 19h às 22h. â??No momento, uma equipe com cerca de 10 homens trabalha diariamente para aprontar o espaço. Outra equipe deve assumir os trabalhos neste fim de semana para iniciar a decoração natalinaâ?, complementa.

O palco de apresentações terá um novo show a cada noite. São dezenas de cantores, músicos, atores, todos já com o repertório preparado. Um dos grupos a se apresentar será a Banda Pacaa, do Programa de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Arapoti. â??Nossa expectativa para a apresentação deles é grande, já que sempre fazem um belo trabalhoâ?, diz Salete.

Atração à parte

No dia 12 de dezembro, anexa ao Parque do papai Noel, vai acontecer a 3ª Feira de Artesanatos de Arapoti, promovida pelo Memorial Capão Bonito â?? Casa da Cultura. O diferencial desta edição são os materiais em temas de Natal. Quem passar pelo local poderá encontrar produtos como crochê; pintura em tela e pano de prato; biscuit e bordados. As barraquinhas estarão abertas das 18h às 22h30. Espaços com produtos alimentícios também estarão à disposição.