Obras - Terça-feira, 24 de Novembro de 2009

Casa da Cultura encerra atividades com diversão em parque

Com a chegada do fim do ano, é fato, pessoas, empresas e instituições avaliam o que fizeram durante os últimos 12 meses. No caso do Memorial Capão Bonito â?? Casa da Cultura de Arapoti, o saldo foi positivo de acordo com os dirigentes. Opinião compartilhada também pelas pessoas que passaram pelo local. Além dos cursos fixos que estão à disposição de toda a comunidade durante o ano, vários cursos relâmpagos foram oferecidos â?? todos com o olhar profissionalizante, que possibilitam a oportunidade de geração de renda. E para encerrar as atividades deste ano o Memorial preparou uma tarde de exposições dos trabalhos e ainda cheia de brincadeiras para as crianças com piscina de bolinha, tobogã, maquiagem, pintura de pele, entre outros.

O parque escolhido foi a Linha Verde no domingo (22). Pinturas em tela, decoupagem e pintura em pano de prato foram dispostas no decorrer da ciclovia para apreciação. Assim como peças de biscuit, fotos de unhas artísticas e os desenhos em sulfite produzidos pelas turmas do curso. â??Além disso, alunos de violão e teclado fizeram apresentações. Foi uma bela mistura: natureza, arte e músicaâ?, relata a diretora da Casa da Cultura, Valéria Gouveia. De acordo com ela, foram ao todo 350 alunos capacitados em 2009. Grande parte deles receberam os certificados de conclusão na tarde deste domingo.

Dentre os projetos praticados no ano, as poesias receberam grande atenção. Foram três iniciativas a partir delas: Pão e Poesia â?? Em qualquer Esquina em qualquer Padaria; Poesia Engarrafada e Árvore dos Poemas. â??Voltado à leitura tivemos também o Minha Cidade Lê, que mais tarde foi incorporado ao Sei Ler, idealizado pela produtora de papel Stora Ensoâ?. Os estudantes da Rede Pública de Ensino de Arapoti ainda tiveram o Dia do Circo, Páscoa, quatro edições da Tarde Cultural, Desfile Infantil e Concurso de Desenho.

Evento que todos os anos chama grande público é o Festival de Bandas, que da oportunidade às bandas amadoras se apresentarem e mostrarem talento na Praça Luiza Possatto Amâncio. â??O festival é sempre um grande sucesso. Com ele, podemos perceber a cada ano a formação de novas bandas e a produção de músicas inéditas. Ã? muito bacanaâ?, diz Valéria.

Outra iniciativa â?? que em 2009 teve três edições â?? foi a Feira de Artesanato. A ideia é abrir espaço, além da Casa do Artesão, para que os artistas da cidade possam comercializar os produtos que fabricam. Perso Galhardo, de 83 anos, é uma dessas pessoas. Há dez anos ele confecciona monumentos em miniaturas. â??A ideia é muito boa. Além de potencializar nossas vendas, a feira divulga o nosso trabalhoâ?. O material utilizado nas suas obras são palitos de sorvete, de churrasco, pequenas pedras e grãos desidratados.