Obras - Segunda-feira, 23 de Novembro de 2009

Aeromodelos chamam atenção pela beleza e velocidade

Barulho de motores, coordenação motora e adrenalina â??a milâ??. Estas são características do encontro de aeromodelistas que aconteceu no Aeroporto Municipal de Arapoti no último fim de semana, dias 21 e 22 de novembro. A segunda edição do Aeropoti 2009 foi muito além de mera reunião dos praticantes do esporte da região, marcou, de certa forma, uma nova era da modalidade na cidade. Além de arrancar emoção da platéia, estimulou o ingresso de novos praticantes do município que até compraram os primeiros equipamentos na ocasião. Foram cerca de 80 pilotos nos dois dias do evento e mais de 100 aeromodelos. Os profissionais vieram de Curitiba, Campos gerais, Norte Pioneiro e interior do estado de São Paulo.

A estrutura oferecida pelo município para o evento agradou a quem veio de fora. De acordo com os esportistas, o aeroporto de Arapoti possui as condições necessárias para a prática do aeromodelismo. â??Realmente fomos bastante parabenizados por isso. Nossa pista aqui é ampla, bem asfaltada, além do espaço aéreo que circunda a pista que é totalmente limpoâ?, relata satisfeito um dos organizadores do evento, Evandro Delapria. Segundo ele, a intenção é de colocar o Aeropoti do circuito nacional de eventos de aeromodelismo. â??Queremos fixar uma data anual para o evento acontecerâ?, diz. No local foi montada também praça de alimentação.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade, Eduardo Chaowiche, também promotor do evento, o Aeropoti é também sinônimo de oportunidade de fomentar o turismo de Arapoti. â??Esses visitantes acabam passeando pela cidade e visitando as nossas belezas. E é isso que queremos também, turistas que conheçam o que temos de melhor, que divulguem para os amigos e retornem em outras oportunidadesâ?. Mas ele pensa também que o evento proporciona momentos de lazer à população local. â??Ã? um momento de diversão aos jovens e famílias que trazem as crianças que ficam maravilhadas com o que vêem nesses aparelhos radio controladosâ?.

De acordo com Chaowiche, os novos integrantes do esporte em Arapoti, que compraram equipamentos na loja instalada dentro do evento, devem começar a praticar os vôos já no próximo fim de semana. â??Até então éramos somente eu e o Evandro quem tínhamos aeromodelos. Mas agora ganhamos mais companheiros e queremos utilizar o aeroporto com mais freqüênciaâ?.

Atração à parte

Os aeromodelos que mais chamaram a atenção de quem passou pelo Aeroporto Municipal foram os jatos da Equipe Hangar 3D, de Curitiba, que participou com 12 pilotos. Os modelos surpreenderam pela semelhança com os aviões tripulados e, especialmente, pelo barulho das turbinas, idêntico aos convencionais. Foram três destes jatos, sendo que um deles é a réplica de um F15, modelo americano. â??Esses jatos podem chegar até a 350 km por hora, são muito velozesâ?, afirma Delapria.

O avião que dança

Fábio Machado pratica aeromodelismo há seis anos. Fundou a equipe Hangar 3D juntamente do pai e da namorada. O piloto se profissionalizou no esporte e há quatro anos participa de campeonatos em todo o país. Mas sua especialidade é a categoria que deu nome ao seu grupo: o vôo 3D. A modalidade é baseada em apresentação de vôo juntamente com música, em sincronismo.

â??Comecei nessa categoria para adquirir maior precisão nas manobras. Nela, você pode mixar um número de até cinco músicas e o avião tem que seguir em movimentos harmoniosos com elasâ?, explica. Ele já possui duas conquistas em campeonatos, ambos em primeiro lugar. O primeiro título foi na categoria básica de aeromodelismo e o segundo no vôo 3D, da etapa paranaense de acrobacia deste ano. O piloto presenteou os visitantes na tarde do sábado com uma dessas apresentações em conjunto com o caminhão de som da Rádio Cidade FM.

Parceiros

Para que o evento pudesse acontecer da forma como ocorreu, os parceiros foram fundamentais, de acordo com os organizadores. Estiveram junto na realização do Aeropoti 2009 Kelve Supermercados, Construbaz, Yasser Pães e Samir Presentes, além do apoio do hotel Arapoti Palace.