.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Fórum discute meio empresarial no âmbito social
O Centro Administrativo Municipal de Arapoti foi ponto de encontro na noite desta terça-feira (27) para membros do comércio local, representantes da Prefeitura e acadêmicos dos cursos de administração e Direito das Faculdades Fati â?? Fajar. O motivo foi o 1° Fórum Regional de Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap); Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais e AgrÃcolas do Centro do Paraná e Associação Comercial e Empresarial de Arapoti â?? com apoio do Banco Sicredi e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A ideia dos organizadores foi de apresentar a atual situação das empresas neste contexto e mostrar soluções que podem ser implantadas.
â??Queremos que as pessoas que estão envolvidas com o comércio local, assim como o meio empresarial, tenham estÃmulo, motivação e se mobilizem para o desenvolvimento da responsabilidade social e sustentável da regiãoâ?, diz Flávio Toledo, coordenador do Núcleo de Responsabilidade Social em Sustentabilidade Empresarial da Faciap e responsável por palestrar na ocasião. Segundo ele, o mesmo encontro está sendo levado para as demais cidades do Paraná para que também a comunidade organizada atue, cuidando do meio ambiente, das questões sociais e econômicas dos municÃpios.
Toledo acredita que as empresas, atualmente, têm que ter um olhar mais amplo e não pensar somente em lucros, até mesmo por conta das novas legislações. Para ele, é mais do que hora de se voltarem também para as polÃticas públicas de preservação do planeta, por exemplo. â??O lucro precisa acontecer, mas é uma conseqüência do que a empresa fornece para a sociedade. E os empresários não podem somente prestar conta aos governos, sejam federais, estaduais ou municipais. Tem de contribuÃrem com o meio ambiente através de atitudes socialmente responsáveis e incorporar isso como estratégia dentro da organizaçãoâ?.
Na opinião do coordenador, os cerca de 200 estudantes que assistiram ao fórum deram um passo à frente em comparação aos demais, já que ele pensa que as universidades não podem mais formar somente técnicos, mas sim, lÃderes globalmente responsáveis que possam tomar decisões levando em conta questões que não prejudiquem a sociedade ou a natureza.
Da mesma ideia compartilha o secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico de Arapoti, Eduardo Chaowiche. â??Este público jovem é o nosso futuro. Hoje estão se abastecendo de informações que serão de grande importância para as suas carreiras no futuroâ?, declara.
O secretário diz que a responsabilidade social empresarial e o desenvolvimento sustentável são a base para um futuro mais equilibrado do planeta, seja nas questões sociais ou ambientais. â??Eventos como este encontro fortalecem esses ideais que na atual conjuntura são fundamentais. Nós da secretaria estamos desenvolvendo trabalhos há algum tempo neste sentido, já para ver se conseguimos alavancar tudo isso. E, aos poucos, estamos conseguindo. Arapoti tem empresários bem intencionados e podemos acreditar nelesâ?. Mas Chaowiche acha que ainda há o que melhorar, assim como nos outros municÃpios do estado. Por isso ele frisa a importância de parceiros como entidades de classe e iniciativa privada juntos do poder público.
.
.
.
.