.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Fera Com Ciência começa na próxima terça em Arapoti

Fera Com Ciência começa na próxima terça em Arapoti


Fera Com Ciência começa na próxima terça em Arapoti

Agora está próximo. Após meses de espera começa na semana que vem, em Arapoti, o maior evento artístico cultural envolvendo estudantes do Paraná. O município foi escolhido pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Wenceslau Braz para ser uma das 32 cidades sede do Fera Com Ciência 2009. São iniciativas distintas da Secretaria de Estado da Educação, mas que no ano passado foram integradas para reunir um número maior de participantes. Os preparativos para receber as delegações de Jaguariaíva, Sengés, Wenceslau Braz, São José da boa Vista, Salto do Itararé e Santana do Itararé estão a todo vapor.

Para a abertura, na terça-feira (03), às 15h, um grande desfile está sendo preparado e vai envolver 39 colégios estaduais da região. Os estudantes de todas as cidades participantes, juntamente dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Arapoti, vão passear pelas principais ruas do Centro: Moisés Lupion, Telêmaco Carneiro, Aurélio Carneiro e Luiz Binotto. Crianças das escolas municipais de Arapoti vão se fantasiar de acordo com o tema deste ano do projeto: â??Cultura e Tecnologia na Preservação Ambientalâ??.

â??Para o primeiro dia esperamos a vinda do governador, Roberto Requião e também de seu vice, Orlando Pessutiâ?, conta Salete Melo, responsável pelo setor de eventos de Arapoti. Segundo ela o deputado estadual, Luiz Cláudio Romanelli, já confirmou presença, assim como uma escola de samba de Tibagi que vai se apresentar na ocasião.

As mostras artísticas do Fera vão acontecer numa tenda de circo que será armada no Parque de Exposições da Cooperativa Agroindustrial â?? Capal â?? com capacidade para 1,8 mil pessoas. Em paralelo, estarão abertas as visitas aos projetos de ciência desenvolvidos pelos estudantes, no próprio parque, e nos colégios Rui Barbosa, João Paulo II e na Escola Municipal Telêmaco Carneiro. â??Tanto as apresentações culturais como as científicas estarão abertas a todo o públicoâ?, diz Salete.

O Fera Com Ciência também é sinônimo de oportunidade de trabalho temporário. Professores poderão participar de oficinas nas áreas de dança, teatro, investigação cientifica e artes visuais ministradas por especialistas contratados. Mas é o número de colaboradores de apoio que surpreende. Serão 80 profissionais durante a semana que vão cortar cabelo e fazer unhas, por exemplo, de quem passar pelo parque da Capal.

A estimativa do NRE de Wenceslau é de que até o sábado (07), quando se encerrarão as atividades, mais de 10 mil pessoas tenham passado pelo evento. Apenas alunos das localidades rurais Sertão de Cima e Ouro Verde, ambos de Jaguariaíva, serão alojados em Arapoti, na Escola Municipal Dona Zizi.

As secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Cultura, assim como o Memorial Capão Bonito e a Faculdade de Arapoti, também farão exposições nos stands da Capal. â??Ã? uma oportunidade de o município mostrar um pouco do trabalho que realiza para o desenvolvimento da cidadeâ?, diz Salete. O Programa do Voluntariado Paranaense e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, igualmente terão espaços.

Sobre o programa

O Festival de Artes da Rede Estudantil (Fera), desde quando foi lançado em 2004, envolveu milhares de estudantes, professores, artistas e representantes da comunidade em moções artístico-culturais, sempre alcançando os objetivos de enriquecer a formação de alunos e professores. Da mesma forma, Educação Com Ciência, trouxe aos estudantes a oportunidade de divulgação dos trabalhos científicos e tecnológicos desenvolvidos em sala de aula. Os dois programas, pioneiros na educação do Estado, instigam o aprendizado de conteúdos curriculares e a produção cultural. Ambos representam nos últimos anos ações integradoras e de grande expressão educacional. Por levar em conta os resultados obtidos por cada projeto, é que a Secretaria de Estado da Educação resolveu, no ano passado, integrar as duas iniciativas para ter maior aproveitamento dos participantes.

318 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.