Obras - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Nova kombi vai melhorar serviços do Provopar Arapoti

Em abril, o Programa do Voluntariado Paranaense â?? Provopar Arapoti â?? solicitou junto ao Provopar Estadual â?? Ação Social um veículo modelo kombi para auxiliar nas demandas diárias do programa na cidade. O pedido foi atendido na tarde da quinta-feira (22), quando a entrega foi feita ao prefeito, Luiz Fernando de Masi, e à presidente do Provopar Arapoti, Sueli Possatto de Masi, nas dependências do Centro Administrativo Municipal. Participaram secretários e colaboradores da Prefeitura, vereadores e diretoras escolares e ainda professoras. Outros 99 veículos como este estão sendo entregues em todo o Paraná. Todos foram adquiridos com verba arrecadada durante cinco anos em bazares e feiras de mercadorias apreendidas pela Receita Federal e que foram doadas ao Provopar Estadual.

De acordo com a presidente do Provopar Arapoti, os cursos de geração de renda e promoção social, na cidade, são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). A kombi, entre outros serviços, fará o transporte de instrutores e alunos para os encontros. â??Fora da região central, temos aula na Vila Humaitá e localidades rurais como Calógeras, Cerrado e Capão Bonito. Inclusive, com esta kombi esperamos aumentar este atendimento nas regiões mais afastadas para o ano que vemâ?, conta Sueli. Os cursos ofertados são fuxico, crochê, pintura em geral, corte e costura e costura industrial.

Segundo conta Nalinle Romero, secretária da SMAS, centenas de pessoas, especialmente mulheres, já foram capacitadas por meio dessas aulas e foram incluídas no mercado de trabalho. â??Temos indústrias de costura aqui no município que necessitam desses profissionais. E para nós é muito bom ver pessoas que passaram por nós, e que agora possuem renda fixa todo mês, já que o nosso público é formado por pessoas de famílias carentesâ?.

Representando a presidente do Provopar Estadual, Lucia Arruda, esteve seu filho João Arruda. Ele comentou sobre as formas de arrecadação de receita da entidade â?? produtos confiscados e posteriormente vendidos â?? e mencionou que todos os valores são retornados à população em forma de benfeitorias, como no caso das kombis. â??A preocupação do Provopar é também dar suporte ao programa nos municípios. Os prefeitos sempre nos procuram e o que é possível, sempre é feitoâ?, disse.

Junto com ele, em nome do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Hermas Brandão, estava Hermas Brandão Júnior. â??Sabemos da importância que um veículo desses tem para o bom andamento do Provopar. Esperamos que o carro realmente atenda aos anseios da comunidade local e traga benefíciosâ?, discursou.

Atuação do Governo do Estado em Arapoti

Durante a entrega do veículo, o prefeito lembrou aos presentes algumas das últimas ações desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado. â??Temos que agradecer ao nosso governante, Roberto Requião. Nossa região está recebendo muitos benefícios e temos que reconhecer isso. Exemplos são a recuperação da Rodovia Parigot de Souza nos trechos que ligam Jaguariaíva a Arapoti e Arapoti ao Distrito de Calógerasâ?, destacou.

Fernando disse que esta semana foi assinado em Curitiba, durante a â??Escolinha do Governoâ??, financiamento no valor de R$ 4 milhões para recapeamento asfáltico, pavimentação de asfalto e de pedras irregulares â?? sendo mais de 13,30 quilômetros em obras. â??Também temos a compra de duas motoniveladoras com a ajuda do governo, a construção de uma escola municipal que já está pronta para ser licitada e que funcionará no bairro Aratinga, e ainda a vinda da Biblioteca Cidadã que, em breve, começará a ser construídaâ?, finaliza.