.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Agrinho tem mais inscrições oriundas de Arapoti

Agrinho tem mais inscrições oriundas de Arapoti


Agrinho tem mais inscrições oriundas de Arapoti

Arapoti sabe da importância social que tem o programa Agrinho â?? cujos precursores são a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR). Todos os anos a cidade participa da iniciativa, mas até o ano passado o número de inscrições era pequeno. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e o Sindicato Rural Patronal de Arapoti decidiram realizar a primeira etapa municipal da competição. Assim, ganham o município que teve dezenas projetos desenvolvidos e com isso aumentou as chances de conquistas na edição estadual; e professores e alunos com a premiação proporcionada na cidade.

O Centro Administrativo Municipal foi o local escolhido para a entrega dos 18 prêmios aos vencedores da etapa local, na sexta-feira (09). O primeiro e segundo lugares de cada categoria foram recompensados. Bicicletas, celulares e Ipodâ??s foram distribuídos entre os alunos. Já professores receberam aparelhos de som, microondas e um note book, o primeiro lugar. A banca avaliadora foi formada por representantes do Sindicato Rural Patronal da regional de Ponta Grossa, da SMEC, Secretaria Municipal de Assistência Social e por um professor aposentado.

Além das escolas municipais, participaram instituições estaduais e particulares de ensino. â??A preocupação que o nosso município tem com a educação é eminente. Os resultados que tivemos com este projeto, que serviu como um piloto, nos incentiva a prepararmos, a partir de agora, algo ainda melhorâ?, declara o presidente do Sindicato Rural, Dirveu Antônio Osmarini. Este ano o tempo para a elaboração dos trabalhos foi curto â?? cerca de 90 dias â?? por conta da paralisação das aulas devido ao surto da gripe influenza A H1N1.

O tema do Agrinho deste ano é â??Saber e Atuar para Transformar o Mundoâ?. Na edição local o programa teve quatro categorias: desenho para 1º e 2º anos, redação para 3º ano, redação para 3ª a 8ª séries, e â??experiência pedagógicaâ?? â?? voltada a trabalhos de orientação do professor para com alunos. O prefeito, Luiz Fernando de Masi, acredita no programa porque impulsiona o aprendizado. â??A luta de qualquer cidadão é dar educação ao seu filho e para as crianças, nada melhor do que aprender se divertindo. Ã? isso que o Agrinho proporciona. Este projeto realmente é muito positivo e vai de encontro com os anseios da comunidadeâ?, disse parabenizando as professoras pela criatividade nos trabalhos.

De acordo com o secretário de Educação de Arapoti, Luiz Onofre Louzada, o objetivo de ter mais trabalhos inscritos no Agrinho estadual foi alcançado. â??Para se ter ideia, no ano passado nós tivemos apenas cinco trabalhos. Este ano, com a etapa municipal antecedendo, este número saltou para 18â?. Ele acredita que para o ano que vem o número deve ser ainda maior já que os professores terão mais tempo para trabalhar.

Ã?lcio Chagas veio até a cidade representando o Sistema FAEP â?? SENAR-PR. Ele disse que Arapoti se destacou perante os demais municípios paranaenses realizando a premiação local. â??Quando uma ideia como o Agrinho cai em mãos de dirigentes como os desta cidade, que visam educação de qualidade, quem ganha é a sociedade. Vi aqui iniciativas que trazem às crianças noções da importância da agricultura, do meio ambiente e a conscientização a respeito da cidadania. São ações inovadoras. E é isso que preconizamos no programaâ?. O Sistema FAEP â?? SENAR-PR estima que, todos os anos, 95% das cidades paranaenses se inscrevem no Agrinho.

Vitória

Leonardo Carvalho Cutas, aluno da 3ª série do Colégio SESPP, já recebeu a notícia de que será premiado na edição estadual deste ano do Agrinho. Ele, que também foi premiado na etapa municipal, participou com uma redação de título â??O Super Verdeâ??. A classificação do estudante será informada somente no dia da premiação, em 23 de outubro, em Curitiba.

Histórico

Em 2005 Arapoti conseguiu a primeira colocação no Agrinho, quando ficou em terceiro lugar na categoria â??experiência pedagógicaâ??. A professora Nilva Quirino Kubaski, da Escola Municipal Dona Zizi, elaborou o projeto interdisciplinar â??Alimente-se Bem Com Poucos Reaisâ?. â??Além dos alunos, envolvemos os pais. Conseguimos com um supermercado e uma quitanda do bairro onde está localizada a escola a venda de alimentos a um custo bem abaixo do de mercado. Toda a comunidade obteve refeições mais saudáveis e baratasâ?, conta.

Em 2007 veio a segunda colocação do município no programa. A também aluna do Colégio SESPP, Ísis Mendes Solano, então estudante da 5ª série, ganhou prêmio na categoria â??redaçãoâ?.

320 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.