Obras - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

União de projetos potencializa incentivo à leitura

Este ano Arapoti ganhou dois grandes projetos de incentivo à leitura. O primeiro a ser lançado, â??Minha Cidade Lêâ??, em junho, tem como foco a leitura em livros por toda a comunidade. Mais recentemente, no mês passado, o â??SEi Lerâ?? iniciou as atividades que visam leitura de revistas. Desenvolvidos pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura; empresa Stora Enso e Editora Globo, as duas iniciativas se fundiram na última semana para ganhar força e atingir o público alvo com mais eficácia.

De acordo com a chefe da divisão de Cultura de Arapoti e responsável pelo â??Minha Cidade Lêâ??, Valéria Gouveia, como os dois projetos tinham diversos pontos em comum, nada mais natural do que promover a união. A analista de Recursos Humanos e uma das gestoras do â??Sei Lerâ??, Adriana Netrebka, acredita que não teria como os dois projetos funcionarem em paralelo. â??Os dois desenvolvem leitura, a diferença é que um com obras literárias e o outro com reportagens do dia a dia. Por isso conversamos e vimos que atingiríamos mais facilmente nossos objetivos se trabalhássemos juntosâ?.

O â??Dia Culturalâ??, mais uma etapa do â??Minha Cidade Lêâ??, aconteceu na última quinta-feira (01) no Centro Administrativo Municipal e marcou o início da parceria com o â??SEi Lerâ??. A ideia foi de proporcionar aprendizado por meio de teatro para estudantes da Rede Municipal de Ensino. A empresa Brancalhone, de São Paulo-SP, foi chamada para apresentar a peça que envolveu tema de leitura. â??Queríamos que o grupo mostrasse para as crianças o quanto é possível viajar com a imaginação, apenas com um texto nas mãosâ?, explica Valéria.

Neste dia a fabricante de papel Stora Enso distribuiu mais de três mil kits para as crianças. â??Nele nós colocamos duas revistas e um folder da Editora Globo, e o material do â??SEi Lerâ?? composto por um caderno feito com o novo papel que a empresa está desenvolvendo â?? eco press â??, marca página, lápis, borracha e também um kit de alimentos com guloseimasâ?, relata Adriana. Segundo ela, nesta semana as escolas municipais receberão mais nove mil revistas para trabalhar leitura.

Etapas

â??Minha Cidade Lêâ?? é formado por várias etapas. A primeira delas, uma gincana, ainda está acontecendo. Estudantes e comunidade têm de frequentar mais a Biblioteca Municipal para acumular pontos. Ao chegar a 300 pontos o participante ganha prêmio surpresa. â??Pretendemos que não somente alunos, mas todas as pessoas conheçam e passem a ser leitores assíduos dos títulos de nossa bibliotecaâ?, diz a diretora de Cultura.

Quem for até o local somente para fazer pesquisas ou emprestar livros acumula três pontos; doação de livros novos da literatura infantil gera quatro pontos; leitura de títulos dentro das dependências da biblioteca rende cinco pontos; e quem fizer pesquisa com familiares no local ganha seis pontos. Lá foi criado um cadastro por meio de ficha que gerencia a pontuação do participante. Até novembro todos podem acumular pontos. Para quem ainda não tem inscrição para empréstimo de livros e tem mais de dez anos de idade, basta levar um comprovante de residência e a carteira de identidade.

Há nove dias aconteceu mais uma etapa do projeto no maior espaço verde da cidade: â??Leitura no Parqueâ??. Centenas de obras literárias foram colocadas à disposição dos arapotienses ao redor da ciclovia da Linha Verde. A ação trouxe estudantes das redes municipal e estadual de ensino e chamou a atenção de quem passou pelo local â?? pessoas que também foram conferir as atividades envolvendo desenho e teatro de fantoches.

Próxima fase

â??Temos também o â??Cantinho da Leituraâ?? que vai ser implantado na Biblioteca Municipal até o fim do ano. Queremos proporcionar um espaço agradável e permanente para o público infantil que visita o local. No cantinho vamos ter tapete, decoração com clássicos infantis e poltronas para que os pequenos possam ler os livros que os colaboradores da Stora Enso e da empresa Arauco do Brasil doaram. Na abertura do espaço vamos ter um contador de histórias fantasiado para instigar as criançasâ?, declara Valéria.

Para o ano que vem

Por conta reposição de aulas devido ao surto da gripe influenza A H1N1, que cancelou a volta às aulas em julho, a etapa â??Soletrandoâ?? do â??Minha Cidade Lêâ??, prevista para acontecer em novembro, vai se realizar somente no ano que vem. Vão participar alunos de 4ª série ao Ensino Médio. â??Nós queremos impulsionar o aprendizado da reforma ortográfica da língua portuguesaâ?, informa Valéria. As palavras a serem soletradas terão grau de dificuldade correspondente a cada série escolar do participante. No início do próximo ano letivo os professores receberão nas escolas o regulamento para que possam iniciar os estudos em sala. Os ganhadores levarão prêmios para si e para as escolas que representam.