.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Começa em Arapoti projeto que incentiva leitura

Começa em Arapoti projeto que incentiva leitura


Começa em Arapoti projeto que incentiva leitura

Os mais de 2,9 mil estudantes da rede pública de ensino de Arapoti ganharam um incentivo a mais para praticar leitura em sala de aula, nesta quinta-feira (24). O projeto â??SEi Ler â?? Stora Enso Incentivando a Leituraâ??, realizado entre a indústria papeleira, Editora Globo e Prefeitura Municipal â?? por meio da Secretaria de Educação e Cultura, foi lançado oficialmente em evento nas dependências da empresa. Autoridades políticas em nível de estado e município, dirigentes da empresa, diretoras escolares e convidados foram apresentados ao projeto â?? cerca de 70 pessoas. A ideia surgiu por conta do compromisso que a Stora Enso tem com a comunidade onde está inserida, em promover políticas de responsabilidade social.

Na prática, o projeto vai funcionar da seguinte forma. Mensalmente, a Editora Globo enviará para as escolas municipais da cidade um montante de três mil exemplares dos quais publica, entre eles Globo Rural, Crescer, �poca, �poca na Educação e Galileu. Em sala, os estudantes de 3ª a 4ª série terão um espaço semanal de 45 minutos para leitura com exercícios de interpretação de texto e discussão dos temas, com posterior concurso de redação. Já alunos de 1° ano a 2ª série vão utilizar o material mais tarde para trabalhos pedagógicos de recorte, por exemplo, e também participarão de uma competição de frases. Todas as salas terão ainda um display para o armazenamento das revistas.

Também é foco do â??SEi Lerâ?? o estímulo em alunos e professores pela leitura de reportagens atuais e de qualidade, proporcionando aprendizado e entretenimento. Mais que isso, pretende-se aproximar as crianças do universo da leitura através do acesso gratuito às revistas em que possam manusear e coletar informações, analisar imagens e descobrir novos caminhos para a formação escolar, despertando a imaginação e o conhecimento a cada leitura.

â??Promovemos sempre um amplo diálogo com os elementos que fazem parte do nosso negócio. Esse diálogo permite que nós conheçamos melhor as necessidades e carências das regiões onde operamos. Nos interessa e faz parte dos valores da companhia retornar à sociedade da onde extraímos nossa riqueza, valores, principalmente na área educacionalâ?, declara o vice presidente de Operações da Stora Enso na América Latina, Glauco Affonso.

De acordo com ele, a idéia é simples e despretensiosa. â??O papel que produzimos em Arapoti é vendido nos mais diversos estados brasileiros e nele são impressos conteúdos editorias de alta qualidade. Com isso, chegamos à conclusão de que poderíamos retornar essa matéria prima para a cidade, mas com riqueza de informação para ajudarmos no desenvolvimento educacional do municípioâ?.

O Diretor Geral da Editora Globo, Frederic Kachar, apresentou a empresa e disse que a organização está satisfeita em poder participar da iniciativa. â??Assim que soubemos da proposta nos propusemos a ser parceiros. Ã? um projeto social realmente grandioso e que vale a pena, porque educação é a base de tudoâ?, disse.

Para o prefeito de Arapoti, Luiz Fernando de Masi, educação e cultura são bagagem que as crianças levam para toda a vida. â??O â??SEi Lerâ?? é um grande projeto, muito expressivo nessas duas áreas. Com as revistas nossas crianças vão adquirir muito aprendizado, ter acesso a informações atuais e, certamente, ganharão com issoâ?.

O secretário municipal de Educação de Cultura, Luiz Onofre Louzada, conta que as revistas devem começar a chegar no dia 2 de outubro. Ele acha que o material, que agora passará a ser didático e diferenciado perante os quais as crianças estão acostumadas, chamará a atenção. â??Os alunos vão poder melhorar a leitura através de ações pedagógicas. Queremos criar o hábito da leitura para que eles comecem a formar um senso crítico mais apurado, o que será fundamental no futuro para cada umâ?. A Rede Municipal de Ensino de Arapoti é composta por 11 escolas, sendo cinco urbanas, quatro rurais e duas distritais, além de dois Centros Municipais de Educação Infantil.

A Escola Municipal Clotário Portugal, no Jardim Aratinga, já começou a receber algumas publicações. A novidade animou os estudantes que, mais que depressa, foram garantir uma revista no display â?? que será encontrado em cada sala de aula participante. A diretora da instituição, Maria Bispo, já pensa em atividades que envolvam o material. â??Imaginamos alguns trabalhos como redações sobre os temas abordados, pesquisas e o estudo em si dos assuntos publicadosâ?. Na escola são 210 alunos.

Demais autoridades

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Hermas Brandão, participou do lançamento do â??SEi Ler â?? Stora Enso Incentivando a Leituraâ?? e discursou na ocasião. â??Esta é uma iniciativa extraordinária e eu torço para que essas crianças tomem o gosto pela leitura. Arapoti foi o primeiro município a ser beneficiado, mas espero que outros possam ingressar nesse projetoâ?. Alexandre Curi, deputado estadual, também falou no dia.  â??A Stora Enso e a Editora Globo estão dando exemplo. Como seria bom se todas as empresas tivessem este compromisso social com as comunidades onde atuamâ?. O secretário geral do PMDB, João Arruda; o vice-prefeito de Arapoti, Edson Santos; secretários municipais e vereadores também estiveram presentes.

Em paralelo

Outra iniciativa da Stora Enso no contexto de leitura foi a campanha de doação de livros, feita pelos colaboradores da empresa e Editora Globo. Na quinta-feira (17) a indústria papeleira entregou ao secretário de Educação e Cultura, Luiz Onofre Louzada, um lote do material contendo 393 livros e revistas em apoio ao projeto da secretaria intitulado â??Minha Cidade Lêâ?, e também para a iniciativa â??Era uma Vezâ?, da Escola Municipal Romana Carneiro Kluppel.

A fabricante de papel

A Stora Enso trabalha atualmente com 350 funcionários na planta de Arapoti e produz 460 toneladas de papel por dia â?? mas possui capacidade de produção diária de 550 toneladas. Ã? líder mundial na fabricação de papel para revistas, catálogos, cartões, e papéis para embalagem e produtos de madeira. Tem faturamento anual de EUR 11 bilhões e emprega aproximadamente 29 mil pessoas em 35 países. De acordo com dados da organização, é uma das empresas mais antigas do mundo com mais de 700 anos de história. Iniciou as atividades em 1.288 em Falun, Suécia, na mina Stora Kopparbergs Berglags. Em 1998 aconteceu a integração entre a Stora e a indústria de papel Enso, Finlândia, quando se tornou a maior empresa mundial do setor de papel.

336 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.