Cultura - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Semana de atividades é dedicada ao idoso de Arapoti

Segundo informações de quem trabalha com grupos da terceira idade, os idosos, muitas vezes, não recebem a atenção merecida e são deixados de lado. Para ir de encontro com esta realidade é que o Grupo da 3ª Idade de Arapoti â?? Nossa Senhora Aparecida, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, é estimulado constantemente a participar de atividades. Prova disso é a â??Semana do Idosoâ?? que iniciou nesta segunda-feira (21) com agenda diversificada. Tudo é para comemorar o Dia Internacional do Idoso, oficialmente celebrado em 27 de setembro. Até o momento são 250 idosos cadastrados na cidade, mas outros podem entrar para o grupo a qualquer momento.

As comemorações iniciaram com homenagens após sessão na plenária da Câmara de Vereadores na noite de ontem. O presidente da casa, Ademir Aparecido Moreira, dirigiu o momento que também teve a participação das vereadoras Rosi Rogenski, com leitura da Bíblia e da também coordenadora do grupo, Clara Isabel dos Santos.

A grande novidade nas atividades deste ano está marcada para a quinta-feira (24) a partir das 13h30, no Ginásio de Esportes Chapelão. O 1° Jogos de Integração do Idoso de Arapoti (JOIIA) será promovido pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Assistência Social, Esporte e Lazer, e Educação e Cultura.

â??Com essa gincana nós queremos incentivar a prática de exercícios físicos entre os idosos, oportunizar momentos de socialização e lazer, contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam aos nossos idosos e incentivar, por meio dessas pessoas, a comunidade a adotar atitudes positivas com relação aos exercícios físicosâ?, explica um dos responsáveis pela competição, Tertuliano Lopes dos Santos Neto.

Poderão participar do 1° JOIIA os idosos que já participam do grupo e também a comunidade que possua 60 anos completos. â??Nós queremos aumentar o nosso grupo. Existem muitos idosos em nossa cidade que podem ingressar conosco. Por isso convidamos a todos para que participem das atividades da Semana do Idoso, conheçam o nosso trabalho e possam continuar frequentando o grupo depoisâ?, diz Clara. Divulgação em rádio e jornal deve potencializar a procura.

Arremesso de peso e de argola, vôlei caixa, chute ao mini gol, boliche e quebra cabeça integram a modalidade esportiva da gincana. Mas ainda acontecerão provas culturais como de perguntas e respostas, dança de salão (xote, vanerão e valsa), melhor contador de piadas e jogo de mímica. Todos os participantes serão premiados com medalhas. Do ginásio, partirão para o Centro de Convivência do Idoso para lanchar.

Mas a â??Semana do Idosoâ?? ainda reserva moções para a sexta-feira (25). Pela manhã, a partir das 9h, com concentração no chafariz, uma caminhada com o tema â??Respeito e a Dignidade na Melhor Idadeâ? percorrerá as duas principais vias de Arapoti; Telêmaco Carneiro e Moisés Lupion. Ã?s 10h30 todos os participantes seguirão para o Clube Nhandâ??Jara. Um almoço será servido às 12h seguido de baile às 14h e encerramento às 18h.