.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Arapoti terá Conselho de Sanidade Agropecuária

Arapoti terá Conselho de Sanidade Agropecuária


Arapoti terá Conselho de Sanidade Agropecuária

A criação do Conselho de Sanidade Agropecuária (CSA) de Arapoti não representa somente a instalação de um órgão que vai auxiliar os produtores rurais quanto à problemas de sanidade, é também um grande passo dado pelo setor agropecuário, segundo responsáveis. A partir de agora, tanto produtores rurais quanto consumidores poderão discutir, de fato, assuntos relevantes da área e procurar por soluções para possíveis problemas. A sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal sediou o primeiro encontro do grupo na manhã desta quinta-feira (17). Cerca de 30 pessoas estiveram presentes entre entidades e trabalhadores do campo. Durante a reunião, a ideia era de sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre o assunto. A Prefeitura de Arapoti, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, apóia e será ativa junto ao grupo.

O consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Jaime Augusto de Oliveira, foi o responsável por transmitir as informações preliminares do conselho. De acordo com ele, a implantação destes conselhos está ocorrendo em todo Paraná porque é uma forma que as entidades que representam o setor encontraram para envolver mais a comunidade. â??O conselho é importante porque cria um fórum de discussão sobre sanidade em nível de município. Ele vai atuar junto aos órgãos estaduais competentes como a Secretaria da Agricultura, Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária, Emater, e o Sistema Faep que é formado pela Federação da Agricultura, Sindicato Rural e o Senarâ?, conta. Para ele, esta parceria é importante porque são estes órgãos quem tem o dever de fiscalizar a sanidade agropecuária.

O vice-prefeito e produtor rural, Edson Santos, participou da reunião e acredita que a criação do conselho melhorará de forma significativa o setor na cidade. â??O conselho é importante em primeiro lugar porque envolve toda a comunidade. Depois, a sociedade estará junta e ficará ciente do que acontece ao seu redor. Mais que isso, será mostrado ao produtor que ele não tem que produzir somente, mas produzir com qualidade e em quantidadeâ?.

Dentro dos objetivos do CSA, estão: apoiar a defesa agropecuária na erradicação e controle de doenças contagiosas para o homem, animais e vegetais; apoiar o planejamento e a execução das ações de defesa, inspeção, vigilância sanitária e segurança alimentar; agir contra perdas econômicas para o produtor e para a sociedade, geradas pela falta de sanidade; e relacionar-se com o Conselho Nacional de Sanidade Agropecuária, Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária e os demais conselhos de sanidade, visando melhorias.

Ao final do encontro foram escolhidos os dois primeiros membros do conselho. Como presidente da iniciativa foi eleito Dirceu Antonio Osmarini, produtor rural e também presidente do Sindicato Rural Patronal de Arapoti. Para ocupar a posição de diretor executivo foi escolhido Lourenço Teixeira, gerente industrial da Cooperativa Agroindustrial. Os demais membros devem ser empossados numa próxima reunião, em que será realizado também o 1° Seminário de Planejamento Sanitário.

Complementando

O Paraná possui apenas 2,3% do território brasileiro e participa da produção agropecuária nacional com 21% no cultivo de grãos, 22% em carne de frango, 14% em carne suína, 11% na produção de leite e 7% em carne bovina.

399 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.